O Portal do Norte do Paraná
Região

Estado de calamidade pública em Londrina é aprovado pela Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou na tarde desta quarta-feira (6) a situação de calamidade pública em Londrina devido a pandemia do coronavírus. O prefeito Marcelo Belinati (PP) havia assinado o decreto no último dia 25 e aguardava a avaliação dos deputados estaduais. Além de Londrina, outras 21 cidades do Estado foram consideradas nesta situação na sessão.

Com isso, o Paraná tem oficialmente 241 municípios em estado de calamidade pública. A proposta foi aprovada em unanimidade em dois turnos e pode ser promulgada pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Na região, além de Londrina, outros municípios receberam o estado de calamidade como Cambé, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso e Rolândia.

Calamidade

De acordo com o inciso IV do artigo 2º do Decreto federal nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, o estado de calamidade pública se caracteriza por “situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido”. Ou seja, a ocorrência de situação fora do comum que exija respostas imediatas do poder público e que comprometem a previsão orçamentária.

Orientações

Para que um município tenha reconhecido o decreto de calamidade pública é preciso fazer a solicitação formal ao Poder Legislativo, com justificativa, e comprovar a publicação em Diário Oficial do decreto municipal. A Assembleia Legislativa do Paraná tem orientado prefeitos e suas equipes, que receberam um manual com informações sobre todos os procedimentos necessários.

Via Tarobá News com informações da Alep

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

IPEM flagra irregularidades em 19 bombas de combustíveis em Londrina

Chuva deixa ruas de Londrina totalmente alagadas

Cobra News (User)

Laboratório Carsten realiza coleta domiciliar de exame para detectar coronavírus

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais