A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Região  ›  Espetáculo de dança ‘Guernica’ promete emocionar público neste final de semana

Espetáculo de dança ‘Guernica’ promete emocionar público neste final de semana

Publicado em: 14 nov 2019

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Retratando o período dos horrores durante a guerra civil espanhola e com inspiração em uma das obras mais famosas do pintor Pablo Picasso, o espetáculo de dança ‘Guernica’ chega à região neste final de semana.

Em Cambé serão duas apresentações neste sábado (16) – às 10h e às 18h, no Calçadão da Avenida Brasil, no Centro. Em Rolândia, o palco será o Centro Cultural Nanuk, também com duas apresentações neste domingo (17) – às 17h e às 19h. A entrada é gratuita nas duas cidades.

Sobre Guernica

De acordo com a diretora do espetáculo, Laura Haddad, Guernica foi inspirada na tela homônima do pintor espanhol Pablo Picasso. É o nome de uma cidade que foi destruída na ditadura de Francisco Franco, durante a guerra civil espanhola. “Nosso projeto transpõe essa obra, propõe uma releitura para uma outra linguagem artística: a dança”, explica Laura.

Segundo ela, a linguagem da dança permite uma expressão da dor e sofrimento enfrentados não apenas no período retratado, mas o espectador encontrará uma identificação com os conflitos atuais. “O espetáculo é muito atual, apesar de abranger uma história que já passou, mas, infelizmente, essa história continua muito atual.”

Laura concebeu o espetáculo em 2013, quando visitou Guernica durante o período em que estudava Arte e Dramaturgia Espanhola na Universidade de Salamanca, na Espanha. Ela conta que ficou profundamente tocada e procurou transmitir suas impressões em sua obra.

 

 

Guernica estreou em fevereiro de 2017 em Curitiba, com um público de mais de 5 mil pessoas. O espetáculo viajou por mais de dez cidades, dentro e fora do estado.

No palco, oito balarinos – seis de dança contemporânea e dois bailaores de flamenco clássico – dão vida à história em um espetáculo com duração aproximada de 50 minutos. Laura ressalta que é uma apresentação para toda a família – a classificação indicativa é livre.

Laura Haddad conversou com a nossa equipe sobre o espetáculo. Ouça:

 

 

Guernica é uma realização da Duplo Produções Culturais por meio do edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE), com incentivo da Copel.

 

 

 

Ficha Técnica

Dramaturgia e Direção: Laura Haddad

Coreografias: Carmen Jorge

Bailarinos: Ane Adade, Hamilton Felix, Natanael Nogueira, Nayara Santos, Patricia Machado e Raphael Fernandes

Bailaores convidados: Flavia Ribeiro e Franklin Albuquerque

Iluminação: Beto Bruel

Cenário: Daniel Marques

Figurino: Eduardo Giacomini

Sonoplastia: Gilson Fukushima

Produção: Pablito Kucarz

Projeções: Luiz Kowalski

Fotos: Marcelo Almeida

Assessoria de Comunicação e Imprensa : Carolina Meinerz

Empreendimento: Duplo Produções

Serviço

Espetáculo de Dança Guernica

Apresentação em Cambé: Sábado (16), às 10h e às 18h

Local: Calçadão da Avenida Brasil, no Centro

Apresentação em Rolândia: Domingo (17), às 17h e às 19h

Local: Centro Cultural Nanuk, no Centro

Entrada gratuita.

Por Daiane Valentin

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.