O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Espécies de peixes nativos do Paraná não podem ser pescadas até o final do mês que vem

Até o final do mês que vem, acontece o período chamado de piracema no Paraná. É durante este período que a maioria das espécies de peixes nativas do Estado se reproduz. Por conta disso, é proibido pescar essas espécies, como o bagre, o dourado, o jaú, o pintado e o lambari. Não é permitido pescar nem mesmo em competições, como torneios, campeonatos e gincanas. Só são permitidas as competições em reservatórios, visando a captura de espécies não nativas e híbridas.

A pesca é proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná, que compreende o rio principal, e os formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio. Quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria, vai ser enquadrado na lei de crimes ambientais. A multa é de aproximadamente R$ 700 por pescador e mais de R$ 20 por quilo de peixe pescado.

Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos pelos fiscais. O transporte e a comercialização também são fiscalizados durante esse período. A restrição é instruída pelo Ibama, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, reforçada por uma portaria do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), e acontece há mais de 15 anos.

Informações: AEN

Foto: Divulgação/IAP

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Crianças saem sem ferimentos graves de carro completamente destruído em engavetamento no Paraná

Cobra News (User)

Pai de santo acusado de estupros no Paraná é soropositivo e pode ter passado HIV para crianças

Cobra News (User)

Com mais 6.815 novos casos confirmados por Covid-19, Paraná chega a 528.624 diagnósticos e 9.510 mortes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais