O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Endividamento das famílias do Paraná aumenta para 90,4% em 2021, mesmo patamar de antes da pandemia, diz pesquisa

A taxa de famílias paranaenses que terminaram o ano com contas para pagar foi de 90,4% em 2021, segundo uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio).

O resultado aponta aumento do endividamento da população no ano passado, em relação a 2020, quando foi de 89,6%, e um retorno ao mesmo patamar de antes da pandemia: em 2019 também foi de 90,4%.

Apesar da alta das dívidas, a federação destaca que os números apresentam resultado animador para a economia do estado. Para o comércio, é sinal de que as famílias voltaram a procurar mais crédito para garantir o consumo.

Conforme a pesquisa, no ano passado, a maior parte da dívida dos paranaenses é composta por gastos com cartão de crédito (71,9%), utilizado também para manter as necessidades básicas das famílias.

A pesquisa revela que uma parcela considerável de pessoas também se endividou para comprar casa própria (9,3%) ou para comprar um carro (12,2%), em 2021.

Flávio Lisboa, que é dono de uma loja de veículos, comentou que a parcela de clientes que recorreu aos financiamentos para adquirir um carro próprio teve alta significativa.

“O índice de volume de financiamento aumentou muito. Onde, antes, eram 60%, 70% o volume dos carros financiados no total de vendas, hoje pulou para cerca de 90% do total de vendas”, disse.

Via:G1/PR

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Estado solicita que Ministério da Saúde reavalie quantidade de vacinas ao Paraná

Paraná registra mais 1.654 infectados pela Covid-19 e 30 mortes

Escolas da rede estadual do Paraná registram 1.900 casos de covid-19 na última semana

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais