O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Empresas de telefonia e bancos lideraram atendimentos no Procon-PR em 2021

No Dia Internacional do Consumidor, celebrado nesta terça, 15 de março, o Procon-PR publicou um balanço de serviços prestados em 2021. Só no ano passado foram contabilizados aproximadamente 188 mil atendimentos realizados através da Plataforma do Consumidor. Desse total, cerca de 21 mil corresponderam à abertura de processo administrativo, a maioria contra empresas de telefonia e bancos.

Mesmo com a pandemia, e a consequente necessidade de isolamento social, o Procon-PR continuou prestando serviço de qualidade aos consumidores por intermédio da plataforma online.

“O canal de atendimento online do Procon facilitou a vida do consumidor, pois o mesmo atendimento feito presencialmente foi executado sem a necessidade de contato pessoal, fazendo com que o consumidor ganhasse tempo e economizasse dinheiro no possível deslocamento até a sede física do órgão”, explicou Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho, pasta à qual o Procon-PR é vinculado.

“A plataforma tem se mostrado cada vez mais efetiva, uma vez que possibilita a interlocução direta entre os consumidores e fornecedores de forma online, o que faz com que o cidadão não precise se deslocar para reclamar. Em 2021, a plataforma apresentou o índice de 80% de resolução dos casos”, destacou a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano.

BALANÇO – O levantamento do Procon-PR traz outras informações relevantes para a população, entre elas a lista das 75 empresas com maior número de atendimentos, incluindo todos os tipos – informação ou simples consulta até abertura de processo administrativo. Empresas de telefonia e bancos têm o maior volume de atendimentos.

O documento traz também a relação das empresas com mais de 50 reclamações em 2021 e com índice de resolutividade superior a 70%, ou seja, as que mais resolveram os casos reportados.

Outro destaque são os assuntos e problemas mais recorrentes em 2021. O relatório mostrou que o grupo do banco comercial foi um dos campeões de reclamações, somando 1.141 casos, o que se explica pelo cenário econômico que levou o consumidor a buscar auxílio na negociação de débitos e financiamentos.

Outro problema que aparece no topo da lista, com 3.640 reclamações, é o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente. De acordo com a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano, o consumidor não encontra uma solução espontânea junto aos canais de atendimento das empresas, o que faz com que busque auxílio nos órgãos de defesa do consumidor.

Acesse o balanço completo AQUI.

SERVIÇOS – O Procon-PR oferece ao consumidor diversas formas de atendimento. Uma delas é a simples consulta, que tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas na compra de produtos ou contratação de serviços.

Outra modalidade é a CIP (Carta de Informações Preliminares), que demanda uma intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores, com prazo médio de 10 dias.

O Procon-PR também faz a Abertura de Processo Administrativo, procedimento mais complexo e que sujeita o fornecedor às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, especialmente multa, que pode variar de R$ 700,00 a R$ 11 milhões.

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

PSD faz convenção para confirmar candidatura de Ratinho Júnior

Ajuda: Cama Hospitalar

Novo coronavírus: Número de casos confirmados passa de 175 mil com 4.378 mortes no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais