O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Em pronunciamento, ministro pede para população economizar energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez na noite desta terça-feira (31), durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, um apelo por um “esforço de redução de consumo” de energia elétrica.

Mais cedo, nesta terça, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um novo patamar de bandeira tarifária para as contas de luz (vídeo abaixo). A “bandeira tarifária escassez hídrica” entra em vigor nesta quarta-feira (1º), permanece até 30 de abril de 2020 e adiciona R$ 14,20 às faturas para cada 100 kW/h consumidos. Até agora, o preço mais elevado da taxa extra era o da “bandeira vermelha patamar 2” (R$ 9,49).

O motivo das medidas é o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, em razão da escassez de chuvas, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, mais poluentes e cuja energia é mais cara, e a importação de energia.

O ministro disse que a “condição hidroenergética se agravou” e pediu que os consumidores reduzam o desperdício de energia por meio de ações como, por exemplo, apagar as luzes e aparelhos que não estão em uso.

Bento Albuquerque também pediu que os consumidores tentem reduzir o uso de “equipamentos que consomem muita energia”, entre os quais, ar condicionado, ferro de passar e chuveiro elétrico. E, caso o consumidor necessite utilizar algum deles, que dê preferência ao período da manhã e aos finais de semana.

O ministro também fez referência à chamada “premiação” para os consumidores que conseguirem economizar.

Nesta terça, o governo anunciou um programa que dará desconto na conta de luz dos consumidores residenciais e pequenos negócios que reduzirem de forma voluntária o consumo de energia. O programa tem duração prevista até dezembro, mas pode ser prorrogado.

Segundo Bento Albuquerque, os usuários que conseguirem reduzir o consumo “serão recompensados e poderão ter redução na sua conta de luz”.

Via:G1

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Brasil passa de 328 mil mortos por Covid; média fica acima dos 3 mil pelo segundo dia seguido

Banco Santander planeja demitir 20% dos funcionários no Brasil durante a pandemia de Covid

Aneel inspeciona 21 barragens

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais