O Portal do Norte do Paraná
Região

Em Londrina: Aumento dos casos de coronavírus leva MP a pedir novo fechamento do comércio

Devido ao aumento de casos de coronavírus nas últimas semanas, o Ministério Público Estadual entrou com novo recurso contra decretos da prefeitura de Londrina que permitem a reabertura do comércio em geral e de shoppings na cidade. O MP atribui esse aumento a abertura dos serviços considerados não essenciais.

Em um despacho, a procuradoria salienta que a postura da prefeitura em relação ao Shoppings, centros comerciais e academias indicam que “sem nenhum controle do Poder Judiciário quanto a legalidade dos atos, a prefeitura manterá a tendência de atender apelos econômicos e políticos em detrimento da defesa do Direito à Saúde da população […]”

O MP também justifica que desde a decisão, a cidade saltou de 109 casos confirmados e 14 mortes para 134 casos e 16 mortes, números que, conforme a promotoria, devem aumentar nos próximos dias tendo em vista a flexibilização das regras.

Ainda conforme o Ministério Público, não houve uma decisão embasada em dados científicos em relação as medidas adotadas por Londrina no enfrentamento ao coronavírus, “quando comparados ao que é orientado por instituições de saúde, como a Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde”.

OCUPAÇÃO DE LEITOS HOSPITALARES

O argumento que também é utilizado pelo MP é que a cidade não está levando em consideração a ocupação dos leitos hospitalares, entre UTIs e enfermarias. O órgão cita um estudo da Universidade de Brasília (UNB), em menos de um mês haverá 41 mortes e 473 hospitalizações por Covid-19.

O MP diz que a lotação dos leitos de UTI e enfermaria está próxima. A previsão para que isso aconteça até o dia 06 de junho, a menos que sejam implementados 52 novos leitos de UTI e 52 leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19.

A Associação Comercial e Industrial de Londrina não comentou o recurso.

Fonte:24 horas

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

 

 

Postagens relacionadas

45 mil passageiros devem passar pela rodoviária de Londrina durante o feriado

Câmara de Londrina aprova doação de áreas para Ministério Público e igreja

Médico da UEL é suspeito de importunação sexual em denúncia feita por paciente

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais