O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Em cinco anos, bases aeromédicas do Samu de Maringá e Londrina somam quase 6 mil atendimentos

As bases aeromédicas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Maringá e Londrina completaram cinco anos de serviços prestados à população. São mais de 5,8 mil horas de voo e quase 6 mil ocorrências atendidas no Norte e Noroeste do Paraná.

As aeronaves utilizadas, que operam do nascer ao pôr do sol em um raio de até 250 quilômetros, são tripuladas por um comandante, um médico e um enfermeiro. A média semanal é de cinco a sete ocorrências, de curta ou longa distância, somando cerca de 45 horas mensais.

“O atendimento aeromédico é indispensável para chegada em locais de difícil acesso, além de possibilitar agilidade no deslocamento e consequentemente, aumentar as chances de sobrevida dos pacientes. É um serviço de grande assertividade, referência e que salva muitas vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As principais ocorrências são de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes de trânsito e traumas em rodovias. Porém, o serviço aéreo também auxilia no transporte neonatal e no transporte de órgãos.

O diretor de Gestão em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Vinícius Filipak, reforçou a importância do atendimento aéreo. “A consolidação desse serviço na região foi fundamental para melhorar a eficiência do atendimento na Rede de Urgência e Emergência do Paraná”, afirmou.

Os helicópteros da base também transportam órgãos para transplante. Nestes cinco anos, mais de 2 mil voos foram realizados em parceria com o Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), colaborando para que o Paraná se mantenha na liderança nacional de doações e transplantes.

MARINGÁ – A equipe de Maringá é composta por oito médicos, nove enfermeiros, dois comandantes de aeronave e dois mecânicos. Segundo o médico da base, Maurício Lemos, a unidade atendeu em torno de 3 mil ocorrências, perfazendo aproximadamente 2,8 mil horas de voo.

“O helicóptero chega rápido até a ocorrência, com uma equipe altamente preparada e treinada para operar em qualquer local, oferecendo tecnologia, estrutura e intervenção de suporte avançado, para que esse paciente tenha condições de chegar até um hospital de referência e terminar seu tratamento definitivo”, afirmou o médico.

LONDRINA  A base de Londrina conta com nove médicos, seis enfermeiros, dois pilotos e dois mecânicos. Desde sua implantação, a base atendeu mais de 2,8 mil ocorrências, perfazendo quase 3 mil horas de voo.

“Nossa área de cobertura é composta pela Macrorregião Norte do Estado, que cobre cinco Regionais de Saúde e 97 municípios com uma população de aproximadamente 2,6 milhões de habitantes. Este trabalho integrado com as bases do Samu diminui o tempo de chegada até o paciente, que consequentemente, também diminui o risco de mortalidade e proporciona um melhor atendimento para a população”, disse Marcos Laurentino da Silva, coordenador da Rede de Urgência macro Norte da Sesa.

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Policiais do Paraná apreendem 3 toneladas de maconha em janeiro, mais do que em 2022 inteiro

Procon dá dicas para garantir boas compras no Dia das Crianças

Primeiro boletim da dengue do ano aponta 198 municípios do Paraná com casos confirmados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais