O Portal do Norte do Paraná
Região

Em Cambé, 115 estabelecimentos são notificados por descumprirem normas de saúde na pandemia

Fiscais da Vigilância Sanitária e do Departamento de Posturas de Cambé notificaram 115 estabelecimentos que descumpriram as medidas de segurança durante a pandemia do novo coronavírus. Além das notificações, foram feitas 16 autuações e um estabelecimento foi interditado para adequações. Os fiscais também fizeram 473 visitas para elucidar as novas medidas. Cambé possui cerca de 11 mil estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Anderson Marquini, fiscal da Vigilância Sanitária, explica que o número de denúncias vem diminuindo após a publicação do último decreto, pois ele conta com medidas mais abrangentes. Ele ainda esclarece que o primeiro passo após uma denúncia é a checagem dos fatos: “nós vamos até o local e averiguamos se a denúncia é real, se não for, nós arquivamos”. Caso a denúncia seja verdadeira, eles notificam o estabelecimento e exigem as mudanças necessárias. O estabelecimento pode ser multado a partir da primeira visita, dependendo da gravidade da ocorrência. “Atividade fora do horário e aglomeração são as infrações mais graves e que podem geral multa de R$ 809,55 e, em caso de reincidência, dobram”, afirma o fiscal.

Se o estabelecimento, mesmo após a notificação, não se adequar às novas medidas, ele pode ser autuado. “Se as mudanças necessárias não ocorrerem, o estabelecimento vai ser multado e poderá ser lacrado até que as pendências sejam resolvidas”, explica.

Após o último decreto, os estabelecimentos devem obedecer ao distanciamento social obrigatório de quatro metros quadrados por pessoa – respeitando o limite de um cliente por funcionário – e ter a disposição dos clientes álcool gel 70% (setenta por cento) para higienização das mãos e uso obrigatório de máscaras. Os restaurantes – com exceção dos self-service que permanecem suspensos –, por exemplo, só podem funcionar com metade da capacidade e as academias com 10% (dez por cento) de lotação.

Atualmente a Vigilância Sanitária em Cambé conta com 20 agentes e as inspeções estão sendo feitas mediante as regiões da cidade e em duas frentes: para averiguar denúncias de infração e para conscientizar os proprietários dos estabelecimentos das novas medidas.

Para denunciar algum estabelecimento que esteja descumprindo as regras de distanciamento social ou de higiene em Cambé, o número é 3174-0213 ou 3174-0512.

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930 e da Rádio Cidade AM 770

Postagens relacionadas

Carnês do IPTU 2020 começam a ser enviados em Londrina

“Uso da máscara continua”, afirma secretário Beto Preto

Adolescente de 17 anos é atropelado na cidade de Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais