O Portal do Norte do Paraná
Policial

É #FAKE que WhatsApp possa publicar fotos e conteúdo de usuários

Circula pelas redes sociais uma mensagem que afirma que “amanhã começa a nova regra do WhatsApp” que permite usar suas fotos e pede para o usuário compartilhar em dez grupos um texto com a expressão “eu não autorizo” para proteger o celular contra a nova regra. É #FAKE.

 — Foto: g1

— Foto: g1

O texto falso diz: “Lembre-se, amanhã começa a nova regra do WhatsApp que permite usar suas fotos!! Lembre-se que o prazo final é hoje !!! Ele pode ser usado em ações judiciais contra você. Tudo o que você postou pode ser publicado a partir de hoje, até mesmo mensagens excluídas. Custa nada mais do que uma simples cópia / colagem deste aviso e reenviá-lo, melhor estar seguro do que ser violado.
Não dou permissão ao WhatsApp ou a qualquer organização associada ao WhatsApp, como Facebook e Instagram, para usar minhas imagens, informações, mensagens, fotos, mensagens excluídas, arquivos, etc.
Isso é real.
Eu compartilho !!!!!!!!
Eu não autorizo ​
Eu não autorizo
 e se qualquer foto ou mensagem minha for veiculada sem uma expressa autorização por escrito e assinada por mim, estarei processando a empresa, pois tudo era criptografado e sigiloso, como o texto que afirmava logo no início das primeiras mensagens no WhatsApp.
Compartilhe em 10 grupos e um sinal como este aparecerá em seu WhatsApp: ✅ isso significa que seu telefone está protegido contra a nova regra.
O prazo é até hoje.”

A assessoria do WhatsApp afirma que a mensagem é falsa.

“O WhatsApp foi desenvolvido com base em uma ideia simples: tudo o que os usuários compartilham com seus amigos e familiares fica só entre eles. As conversas pessoais são protegidas com criptografia de ponta a ponta, o que significa que essas conversas são privadas, e que o WhatsApp não pode ler, ouvir ou ver o conteúdo das imagens compartilhadas. Por essa razão, o WhatsApp não mantém o registro das pessoas para as quais o usuário ligou ou enviou mensagens de textos, de áudio ou imagens” diz o porta-voz da empresa.

A mensagem falsa é sinalizada pelo WhatsApp com duas setas sobrepostas e a expressão “encaminhada com frequência“. Além disso, mostra, em destaque, na lateral, uma lupa para que o receptor possa pesquisá-la na internet. Isso é feito pelo WhatsApp quando determinado conteúdo tornou-se viral e ao mesmo tempo carece de fontes confiáveis.

Embora a mensagem comece com a expressão “amanhã começa a nova regra do WhatsApp”, a publicação falsa já circulou em janeiro de 2021. O conteúdo tem sinais comuns em mensagens falsas, entre eles, a orientação para que a publicação seja compartilhada em outros grupos.

Também oferece, falsamente, a ideia de que realizar esse compartilhamento garante proteção contra uma nova regra que nem sequer existe.

Mensagem recebeu sinais que apontam viralização e necessidade de checagem — Foto: Reprodução

Mensagem recebeu sinais que apontam viralização e necessidade de checagem — Foto: Reprodução

É #FAKE mensagem que diz que WhatsApp pode acessar fotos e dados de usuários — Foto: Reprodução

É #FAKE mensagem que diz que WhatsApp pode acessar fotos e dados de usuários — Foto: Reprodução

Siga o instagram da FM 107.1

Via G1 Paraná

Postagens relacionadas

Em Londrina, PM recupera caminhonete com apoio aéreo

Homem é preso com motocicleta furtada em Londrina

Cobra News (User)

Arapongas: Motociclista foge de abordagem policial e acaba detido

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais