A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Policial  ›  É #FAKE que WhatsApp possa publicar fotos e conteúdo de usuários

É #FAKE que WhatsApp possa publicar fotos e conteúdo de usuários

Publicado em: 29 mar 2022

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Circula pelas redes sociais uma mensagem que afirma que “amanhã começa a nova regra do WhatsApp” que permite usar suas fotos e pede para o usuário compartilhar em dez grupos um texto com a expressão “eu não autorizo” para proteger o celular contra a nova regra. É #FAKE.

 — Foto: g1

— Foto: g1

O texto falso diz: “Lembre-se, amanhã começa a nova regra do WhatsApp que permite usar suas fotos!! Lembre-se que o prazo final é hoje !!! Ele pode ser usado em ações judiciais contra você. Tudo o que você postou pode ser publicado a partir de hoje, até mesmo mensagens excluídas. Custa nada mais do que uma simples cópia / colagem deste aviso e reenviá-lo, melhor estar seguro do que ser violado.
Não dou permissão ao WhatsApp ou a qualquer organização associada ao WhatsApp, como Facebook e Instagram, para usar minhas imagens, informações, mensagens, fotos, mensagens excluídas, arquivos, etc.
Isso é real.
Eu compartilho !!!!!!!!
Eu não autorizo ​
Eu não autorizo
 e se qualquer foto ou mensagem minha for veiculada sem uma expressa autorização por escrito e assinada por mim, estarei processando a empresa, pois tudo era criptografado e sigiloso, como o texto que afirmava logo no início das primeiras mensagens no WhatsApp.
Compartilhe em 10 grupos e um sinal como este aparecerá em seu WhatsApp: ✅ isso significa que seu telefone está protegido contra a nova regra.
O prazo é até hoje.”

A assessoria do WhatsApp afirma que a mensagem é falsa.

“O WhatsApp foi desenvolvido com base em uma ideia simples: tudo o que os usuários compartilham com seus amigos e familiares fica só entre eles. As conversas pessoais são protegidas com criptografia de ponta a ponta, o que significa que essas conversas são privadas, e que o WhatsApp não pode ler, ouvir ou ver o conteúdo das imagens compartilhadas. Por essa razão, o WhatsApp não mantém o registro das pessoas para as quais o usuário ligou ou enviou mensagens de textos, de áudio ou imagens” diz o porta-voz da empresa.

A mensagem falsa é sinalizada pelo WhatsApp com duas setas sobrepostas e a expressão “encaminhada com frequência“. Além disso, mostra, em destaque, na lateral, uma lupa para que o receptor possa pesquisá-la na internet. Isso é feito pelo WhatsApp quando determinado conteúdo tornou-se viral e ao mesmo tempo carece de fontes confiáveis.

Embora a mensagem comece com a expressão “amanhã começa a nova regra do WhatsApp”, a publicação falsa já circulou em janeiro de 2021. O conteúdo tem sinais comuns em mensagens falsas, entre eles, a orientação para que a publicação seja compartilhada em outros grupos.

Também oferece, falsamente, a ideia de que realizar esse compartilhamento garante proteção contra uma nova regra que nem sequer existe.

Mensagem recebeu sinais que apontam viralização e necessidade de checagem — Foto: Reprodução

Mensagem recebeu sinais que apontam viralização e necessidade de checagem — Foto: Reprodução

É #FAKE mensagem que diz que WhatsApp pode acessar fotos e dados de usuários — Foto: Reprodução

É #FAKE mensagem que diz que WhatsApp pode acessar fotos e dados de usuários — Foto: Reprodução

Siga o instagram da FM 107.1

Via G1 Paraná

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.