O Portal do Norte do Paraná
Região

Dom Geremias pede ao Coesp avaliação sobre a volta das celebrações presenciais em Londrina

O clero da Arquidiocese de Londrina se reuniu na última quarta-feira (13), por videoconferência, para discutir a possibilidade de uma abertura gradual das igrejas para realização de missas com a presença de fiéis em Londrina e como as paróquias poderão se organizar para que todos os protocolos sanitários sejam observados em vista de uma possível autorização do poder público.

A legislação estadual permite a abertura das igrejas para atendimento individual. Porém, a abertura para realização de celebrações presenciais depende de uma regulamentação municipal, que ainda não existe em Londrina, diferente de outros municípios, explica padre Vandemir Araujo, ecônomo da arquidiocese e pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Decanato Centro.

Foi encaminhada ao Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) ontem (14), uma solicitação de avaliação sobre a possibilidade da realização de celebrações com fiéis. O Coesp é o grupo de especialistas responsável por sugerir as medidas adotadas pelo poder público em Londrina para contenção da pandemia do novo coronavírus.

“É uma proposta concreta para o Coesp nos comprometendo a algumas atitudes de segurança [na possível retomada das celebrações presenciais] e tentando clarear um pouco mais essa questão da legislação, para que nós possamos afinal de contas recomeçar os trabalhos de celebrações. Este é um pedido dos fiéis pessoalmente, de comunidades e associações e também dos padres, do desejo interior para poder agora prestar esse serviço à comunidade”, explica o arcebispo dom Geremias Steinmetz.

“Quanto à resposta, não sabemos quanto tempo demora.” A partir da avaliação do Coesp, os padres se reunirão novamente com o arcebispo para decidir as medidas a serem adotadas e as orientações aos fiéis. Dom Geremias destacou que não é apenas a abertura das igrejas que preocupa o clero, mas também contribuir para que a pandemia não se desenvolva.

“A Igreja é defensora da vida, a vida está em primeiro lugar”, apontou padre Rafael Solano, vigário geral da arquidiocese e pároco da Catedral do Sagrado Coração de Jesus. “A Arquidiocese de Londrina respeita as decisões da ciência que estão sendo muito acertadas e vamos seguir cuidadosamente e prudentemente os passos que devem ser dados com muita tranquilidade sem nenhum tipo de pressa”, explica o padre.

Videoconferência

A reunião por videoconferência teve a participação de cerca de 63 padres remotamente e outros 20 que acompanharam pelo auditório do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. Iniciou com uma apresentação do arcebispo sobre a situação atual e logo após foi aberto para os debates e colocações.

Outra questão que começou a ser tratada na reunião foi o como agir quando a pandemia acabar.

Com assessoria

Foto: Tiago Queiroz/Pascom Arquidiocesana

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Quatro pessoas morrem em acidente na PR-466 no Vale do Ivaí

Cobra News (User)

Cenipa vai investigar erro em rota de avião que trouxe vacinas para Londrina

Acidente entre três veículos deixa cinco feridos na BR-369

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais