O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Dia da Consciência Negra é comemorado nesta sexta-feira (20)

O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta sexta-feira, 20 de novembro. Em 823 cidades do Brasil é considerado feriado. A data é celebrada oficialmente desde 2011, mas não chegou a entrar para o calendário de feriados nacional.

Atualmente, cinco estados e mais de mil municípios adotam a data como feriado local. Um projeto de lei do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em discussão no Senado, propõe que o Dia Nacional da Consciência Negra seja oficializado feriado nacional (PLS 482/2017). A relatoria é do senador Paulo Paim (PT-RS).

Sobre a data

A data remete ao dia em que Zumbi dos Palmares, considerado símbolo de liberdade, resistência da luta da população negra do país, morreu no dia 20 de novembro de 1965. Ele foi um dos heróis no combate à escravidão no Brasil e faleceu enquanto defendia seu povo no Quilombo dos Palmares, núcleo mais conhecido de resistência negra à escravidão no Brasil.

Zumbi foi capturado na infância e criado por um padre. Com 12 anos, ele já sabia falar latim, mas o principal para ele sempre foi a luta pela liberdade. O dia é uma homenagem que faz pensar na valorização do povo afro-brasileiro.

Informações: TV Jornal

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Governo reduz para R$ 1.031 estimativa de salário mínimo para 2020

Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 3 de agosto

MEC acelerou credenciamento de novas universidades em 70% neste ano

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais