O Portal do Norte do Paraná
Política

Deputado estadual Cobra Repórter quer isenção de IPVA para doentes renais crônicos

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou nesta terça (12) na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 457/2019, que garante aos portadores de insuficiência renal crônica a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores  (IPVA).

O projeto de lei altera o inciso V, do artigo 14, da Lei nº 14.260, de 22 de dezembro de 2003, (clique aqui e veja a lei), para estender o benefício aos renais crônicos. Hoje ele é concedido aos portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, e síndrome de down.

Na justificativa, o deputado ressalta que o Paraná é um dos poucos Estados da Federação que não concede isenção de IPVA a pessoas com deficiência renal grave/crônica. “No Paraná, não existem leis beneficiando os doentes renais crônicos. Este será um primeiro passo para que mais benefícios sejam  garantidos a eles”, afirmou Cobra Repórter.

O deputado destaca que a doença renal crônica é um importante problema médico e de saúde pública e que dados recentes mostram que no Brasil, pacientes mantidos em programa crônico de diálise mais que dobrou nos últimos oito anos. Além disso, o tempo em que o portador da doença precisa do tratamento de hemodiálise é, em geral, de quatro horas, três ou quatro vezes por semana.

“Neste sentido, a isenção do IPVA é fundamental, pois o uso do veículo é um  instrumento de defesa e manutenção da vida do paciente”, finaliza.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930.

Postagens relacionadas

Governo cria regras para acolhimento de crianças ameaçadas de morte

Cobra News (User)

Resultados das eleições podem ser acompanhados em dois aplicativos do TSE

Cobra News (User)

Exame de Bolsonaro para Covid-19 tem novo resultado positivo, diz Presidência

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais