O Portal do Norte do Paraná
Policial

Cuidadora de cães é presa suspeita de maus-tratos, em Quatro Barras; cerca de 80 animais são resgatados

O Paraná adiou para 1º de março o início das aulas no modelo híbrido em escolas públicas estaduais. Apesar disso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) afirmou que o início do ano letivo está mantido para 18 de fevereiro, com atividades remotas.

O governo do estado anunciou como irá funcionar o calendário durante coletiva na tarde desta terça-feira (9).

O ano letivo deve começar com revisão de conteúdos prioritários de 2020. As aulas serão desenvolvidas por meio do Aula Paraná, na TV Aberta, aplicativo, YouTube, Google Classroom e atividades impressas.

A Seed informou que irá receber os alunos presencialmente entre os dias 24 e 26 de fevereiro para instruir os estudantes sobre o protocolo sanitário e modelo híbrido de ensino.

As instruções seguirão um escalonamento definido pelas próprias escolas. A secretaria disse ainda que irá promover um encontro online para os estudantes que não puderem ir até as instituições nas datas definidas.

Finalmente, no dia 1º de março, o modelo híbrido começará a funcionar. A Seed argumentou que as aulas presenciais serão iniciadas com os resultados do reforço do ano letivo de 2020. Sendo assim, os professores poderão priorizar pontos e conteúdos que precisam de mais atenção.

Treinamento

De acordo com a Seed, as escolas irão abrir a partir do dia 18 de fevereiro para treinamento dos profissionais de educação, tanto na parte pedagógica quanto sanitária.

Os colégios também irão receber a comunidade escolar entre 18 e 28 de fevereiro para explicar como irão funcionar as medidas para evitar o contágio do novo coronavírus. Os atendimentos devem ser agendados.

Confira a seguir o cronograma estabelecido pela secretaria:

  • 18 de fevereiro: início do ano letivo com aulas remotas para reforço dos conteúdos de 2020 e nivelamento;
  • 18, 19, 22 e 23 de fevereiro: gestores, professores, pedagogos e demais funcionários passam por treinamento pedagógico e sanitário;
  • 24 e 26 de fevereiro: estudantes vão até as escolas seguindo escalonamento para entender modelo híbrido e normas sanitárias;
  • 1º de março: início das aulas presenciais no modelo híbrido.

Volta às aulas

A pandemia do novo coronavírus fez com que o Governo do Paraná suspendesse as aulas presenciais no dia 20 de março de 2020. Após isso, os estudantes passaram a acompanhar as atividades pela internet ou TV.

No fim do ano passado, a Seed apresentou o retorno das aulas presenciais seguindo o modelo híbrido. Durante o anúncio do modelo, o secretário Renato Feder afirmou que a participação dos alunos no sistema híbrido não será obrigatória.

Pela proposta, um grupo de estudantes acompanha a aula presencialmente, na escola, e os outros alunos da turma participam da mesma aula, simultaneamente, de maneira remota.

As turmas serão divididas, conforme a capacidade de cada sala em receber alunos, obedecendo ao distanciamento entre eles.

Ainda segundo a secretaria, os estudantes que não têm a tecnologia necessária para acompanhar as aulas em casa terão preferência em ir à escola.

Resolução da Sesa

No começo de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) determinou que o retorno das aulas na rede pública de ensino deve acontecer com escalonamento por faixa etária, funcionando da seguinte forma:

  • Primeira semana: Educação Infantil e Fundamental I;
  • Segunda semana: Fundamental II;
  • Terceira semana: Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.

Conforme a resolução, as instituições de ensino que ofertem estas modalidades em turnos distintos poderão antecipar o retorno.

Já os colégios que não ofertem alguma destas modalidades poderão antecipar o retorno das outras modalidades seguintes.

Além disso, a secretaria proibiu a realização de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico, incluindo esportes coletivos e modalidades de luta.

Casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 podem levar ao cancelamento parcial ou total das aulas em uma escola. A Sesa informou que irá considerar surto três diagnósticos da doença dentro de um mesmo colégio.

Medidas sanitárias

Pelo decreto que autorizou o retorno das aulas no estado, as escolas e universidades terão que seguir uma resolução publicada pela Sesa em maio de 2020, com medidas para enfrentamento da pandemia.

Entre as recomendações da secretaria estão:

  • Distanciamento de dois metros, com implantação de mecanismos que evitem aglomerações;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • Proibição de uso de bebedouros que exigem aproximação da boca;
  • Disposição de móveis, como carteiras, deve ser alterada para manter o distanciamento;
  • Utilização de álcool em gel;
  • Espaços de uso público devem ficar arejados;
  • Ambientes devem passar por limpeza e desinfecção constantemente.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

Postagens relacionadas

Suspeito de matar adolescente em Maringá é considerado foragido, diz polícia

Motorista dorme ao volante, bate em outro veículo e tomba caminhão na PR-445

Carro colide em traseira de caminhão parado na PR-445

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais