O Portal do Norte do Paraná
Região

Covid-19: Vacinação em Londrina deve começar na quarta-feira (20)

Cerca de 26 mil trabalhadores da saúde e idosos que vivem em asilos serão os primeiros a serem vacinados contra o coronavírus em Londrina.

A informação foi divulgada em transmissão ao vivo pelas redes sociais com o prefeito Marcelo Belinati (PP) e o secretário municipal de Saúde Felipe Machado.

Ambos os grupos fazem parte da primeira fase do plano de imunização, que, em Londrina, está alinhado com as diretrizes do governo federal.

A vacinação deve começar na próxima quarta-feira (20), quando quando está prevista a chegada das primeiras doses. Essa foi a estimativa para o início da campanha nacional de vacinação dada pelo ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a distribuição das doses começará nesta segunda-feira (18) às 7h. O Ministério da Defesa ficará responsável por enviar os imunizantes até os estados, que, por sua vez, farão o transporte até os municípios.

A segunda fase do plano de vacinação inclui 85 mil idosos a partir de 60 anos. A imunização vai começar pelos mais velhos, com 85 anos ou mais.

A terceira etapa prevê a imunização de 21 mil londrinenses com comorbidades. Segundo a prefeitura, as principais são: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, além de doenças renais, cardiovasculares e cerebrovasculares. Também estão no grupo indivíduos transplantados e portadores de anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

A última fase terá a vacinação de 38,500 profissionais mais expostos ao vírus. São eles: professores (nível básico ao superior), funcionários de escolas, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do sistema prisional e do transporte. A quarta etapa também inclui a vacinação de pessoas em situação de rua e com deficiência permanente e severa.

Campanha nacional

Neste domingo (17), o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou em entrevista coletiva que as primeiras doses distribuídas pelo governo federal serão da vacina Coronavac, produzidas pelo Instituto Batantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Cada pessoa deverá tomar duas doses do imunizante.

Com informações:Tarobá News

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Homem de 34 anos é encontrado morto em hotel do centro de Arapongas

Cobra News (User)

Caminhão de cerveja tomba e motoristas fazem fila para levar carga

Cobra News (User)

UPA de Londrina será exclusiva para casos de dengue a partir desta quarta-feira (29)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais