O Portal do Norte do Paraná
Policial

Covid-19: Governo do Paraná cria regras para funcionamento de shoppings e centros comerciais

O Governo do Paraná criou regras para o funcionamento de shoppings, centros comerciais e galerias. A nota orientativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi publicada na tarde desta sexta-feira (22). Confira a íntegra do documento.

Segundo o governo, foram estabelecidas condições para que os municípios orientem o funcionamento dos locais. Um decreto do próprio governo proibia a abertura de shoppings e galerias, mas alguns municípios já flexibilizaram as medidas e permitiram a reabertura.

Entre as obrigações, os estabelecimentos devem funcionar entre 12h e 20h. O horário, segundo o governo, pode ser revisto por municípios para evitar aglomeração no transporte público. Porém, está proibido o funcionamento por mais de 8 h.

A normativa diz que o acesso do público aos locais deve respeitar a proporção máxima de uma pessoa a cada nove metros quadrados. Além disso, é preciso respeitar o afastamento de dois metros entre as pessoas.

O acesso às vagas de estacionamento devem ser reduzidos na proporção da nova capacidade dos centros comerciais, indica o documento. O uso de máscara é obrigatório para clientes e funcionários.

De acordo com a regulamentação, está proibido ao acesso de quem faça parte de grupos de risco, como pessoas acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, além de crianças menores de 12 anos e pessoas com sintomas de gripe.

Para evitar aglomeração, não está permitido o funcionamento de atividades de lazer, como cinemas, praças de entretenimento e atividades voltadas às crianças.

Outras proibições são a realização de promoções e liquidações, degustação de produtos, oferecimento de brindes e a prova de roupas e produtos cosmésticos.

Conforme a regulamentação, os estabelecimentos são obrigados a divulgar cartazes orientativos e distribuir álcool 70%. A normativa também recomenda que haja medição de temperatura das pessoas que ingressarem nos centros comerciais.

Praças de alimentação

Segundo a norma, uma equipe específica deverá ser encarregada de controlar o acesso, uso de mesas e permanência dos clientes em praças de alimentação. Estão proibidos a comercialização de alimentos na modalidade self-service e a venda de bebidas alcoólicas.

As mesas precisam estar separadas por uma distância de dois metros e serem desinfectadas antes e após o uso. O compartilhamento é sugerido apenas nos casos em que as pessoas têm convívio próximo.

Mesmo assim, de acordo com a Sesa, a orientação é para que seja evitado o consumo de alimentos no local.

As regras publicadas nesta sexta foram criadas pelo Centro de Operações em Emergências (COE), em parceria com a Secretaria de Saúde de Curitiba, informou o governo.

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Via G1 Paraná

Postagens relacionadas

Menor é apreendido por tentar arremessar objetos na Cadeia de Rolândia utilizando pipa

Em Curitiba, garoto de 12 anos mata vizinha a facadas e diz que se inspirou em jogo

Grave acidente é registrado na BR-369 na entrada de Rolândia

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais