O Portal do Norte do Paraná
Mundo

Coronavírus: primeira vacina testada em humanos tem resultado positivo

Os primeiros testes em humanos de uma vacina para Covid-19 chegaram a resultados positivos, diz a empresa americana de biotecnologia Moderna, responsável pelo desenvolvimento do produto. Nesta segunda-feira, 18, a organização afirmou que as oito primeiras pessoas imunizadas com duas doses do fármaco apresentaram resposta imunológica ao vírus semelhante à produção de anticorpos que ocorre no sangue de pacientes já recuperados da doença.

O grupo de voluntários saudáveis que recebeu a imunização desde março não apresentou efeitos colaterais graves. A empresa afirmou que a vacina está seguindo um rápido cronograma de estudos. A segunda fase da testagem, com 600 pessoas, iniciará em breve. Em julho, está previsto o início de uma etapa ainda maior, com milhares de voluntários saudáveis.

Se os testes forem positivos, a vacina poderá ficar disponível para uso generalizado até o final deste ano ou início de 2021, disse Tal Zaks, diretor médico da empresa ao jornal The New York Times. A empresa afirma estar trabalhando para alcançar o maior número possível de doses do produto.

Com o otimismo alavancado pela descoberta inicial positiva, o mercado de ações americano teve alta nas bolsas nesta segunda-feira, o que refletiu no mercado brasileiro. Por volta das 11h da manhã, o Ibovespa apresentava alta de 3,3% e marcava 80.116 pontos.

(Com Reuters)

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Cinco primos alemães herdarão dinheiro deixado por Bento 16

Instagram proíbe publicação de imagens de autoflagelação

Governador assegura compromisso do Paraná com a Agenda 2030

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais