A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Coronavírus: Paraná prorroga estado de calamidade pública por mais seis meses

Coronavírus: Paraná prorroga estado de calamidade pública por mais seis meses

Publicado em: 15 dez 2020

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), assinou nesta terça-feira (14) a prorrogação por mais seis meses do decreto que declarou estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus.

O decreto começou a valer em março deste ano e terminaria no dia 31 de dezembro. O documento foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para que seja homologado pelos deputados.

O governo explica que a medida é necessária em função do crescimento de casos da doença. O decreto estadual entra em vigor assim que for aprovado pela Alep.

De acordo com o governo, o estado de calamidade pública flexibiliza questões orçamentárias e administrativas para assegurar os recursos necessários para áreas prioritárias como a saúde.

Dessa forma, investimentos previstos no orçamento para outras áreas podem ser redirecionados para fazer frente à crise sanitária, econômica e social decorrente da pandemia – sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

governo ainda afirma que a prorrogação permite a continuidade de diversos contratos emergenciais firmados, principalmente, pela Secretaria Estadual da Saúde, para viabilizar medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia, que precisariam ser encerrados com o fim da vigência do decreto.

Coronavírus no Paraná

Um boletim, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (10), apontou que o Paraná registrou recorde de novas mortes pela Covid-19, com mais 116 óbitos confirmados em um dia.

O número de mortes atingiu 6.859 e o total de casos no estado chegou a 336.825, segundo o relatório.

Conforme informado pela Sesa, há mortes pela Covid-19 registradas em 346 cidades paranaenses, e casos confirmados da doença em todos os 399 municípios.

Internamentos e leitos

A Sesa informou que 1.273 pacientes diagnosticados com Covid-19 no Paraná estão internados, sendo que 1.072 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 201 pela rede particular.

O estado possui outros 1.515 pacientes internados com suspeita da doença, aguardando resultado de testes, pelas redes pública e privada.

A Sesa informou que a taxa de ocupação de leitos do SUS exclusivos para pacientes com suspeita ou diagnóstico da Covid-19 no estado é a seguinte, nesta terça-feira:

  • 88% dos 1.127 leitos de UTI adulta
  • 66% dos 1.710 leitos de enfermaria adulta
  • 50% dos 22 leitos de UTI pediátrica
  • 50% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica

Considerando a divisão dos leitos por macrorregiões do estado, a região Leste, que abrange Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Litoral, é a que apresenta a maior taxa de ocupação das vagas de UTI para pacientes adultos. Veja abaixo:

  • Leste: 91%
  • Oeste: 92%
  • Noroeste: 89%
  • Norte: 74%

A taxa de recuperação da doença no estado é de 70%, segundo a secretaria. Desde o início da pandemia, 235.668 pessoas se recuperaram.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.