O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Coronavírus: Paraná prorroga estado de calamidade pública por mais seis meses

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), assinou nesta terça-feira (14) a prorrogação por mais seis meses do decreto que declarou estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus.

O decreto começou a valer em março deste ano e terminaria no dia 31 de dezembro. O documento foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para que seja homologado pelos deputados.

O governo explica que a medida é necessária em função do crescimento de casos da doença. O decreto estadual entra em vigor assim que for aprovado pela Alep.

De acordo com o governo, o estado de calamidade pública flexibiliza questões orçamentárias e administrativas para assegurar os recursos necessários para áreas prioritárias como a saúde.

Dessa forma, investimentos previstos no orçamento para outras áreas podem ser redirecionados para fazer frente à crise sanitária, econômica e social decorrente da pandemia – sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

governo ainda afirma que a prorrogação permite a continuidade de diversos contratos emergenciais firmados, principalmente, pela Secretaria Estadual da Saúde, para viabilizar medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia, que precisariam ser encerrados com o fim da vigência do decreto.

Coronavírus no Paraná

Um boletim, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (10), apontou que o Paraná registrou recorde de novas mortes pela Covid-19, com mais 116 óbitos confirmados em um dia.

O número de mortes atingiu 6.859 e o total de casos no estado chegou a 336.825, segundo o relatório.

Conforme informado pela Sesa, há mortes pela Covid-19 registradas em 346 cidades paranaenses, e casos confirmados da doença em todos os 399 municípios.

Internamentos e leitos

A Sesa informou que 1.273 pacientes diagnosticados com Covid-19 no Paraná estão internados, sendo que 1.072 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 201 pela rede particular.

O estado possui outros 1.515 pacientes internados com suspeita da doença, aguardando resultado de testes, pelas redes pública e privada.

A Sesa informou que a taxa de ocupação de leitos do SUS exclusivos para pacientes com suspeita ou diagnóstico da Covid-19 no estado é a seguinte, nesta terça-feira:

  • 88% dos 1.127 leitos de UTI adulta
  • 66% dos 1.710 leitos de enfermaria adulta
  • 50% dos 22 leitos de UTI pediátrica
  • 50% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica

Considerando a divisão dos leitos por macrorregiões do estado, a região Leste, que abrange Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e Litoral, é a que apresenta a maior taxa de ocupação das vagas de UTI para pacientes adultos. Veja abaixo:

  • Leste: 91%
  • Oeste: 92%
  • Noroeste: 89%
  • Norte: 74%

A taxa de recuperação da doença no estado é de 70%, segundo a secretaria. Desde o início da pandemia, 235.668 pessoas se recuperaram.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

Postagens relacionadas

Jovens ocuparam 71,7 mil vagas de trabalho no Paraná em 2023, maior número da região Sul

Cobra News (User)

TJ-PR manda a júri popular médica acusada de matar pacientes em UTI de hospital em Curitiba

Gaeco cumpre cinco mandados de prisão e 18 de busca e apreensão em operação destinada a desarticular esquema criminoso em Paranacity

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais