O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Coronavírus: Cerca de 30% dos bares e restaurantes do Paraná devem fechar, dizem associações

Cerca de 30% dos bares e restaurantes do Paraná devem fechar as portas por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar).

De acordo com a Abrasel, 20 mil restaurantes devem encerrar as atividades durante a pandemia. Ao todo, o estado tem 60 mil estabelecimentos, segundo a associação.

Na conta da Abrabar, 18 mil dos cerca de 60 mil bares do Paraná devem fechar.

É o caso de um dos bares da empresária Bettina Hanes. De dois estabelecimentos que ela mantinha, um teve que encerrar as atividades. “Já não estava bem antes do corona, mas depois tivemos que fechar”. afirmou.

Demissões

Segundo as associações, 35 mil funcionários de restaurantes do estado já foram demitidos desde o início da pandemia, em março. Nos bares, 40 mil pessoas foram desligadas.

O empresário Márcio Brasil, dono de uma rede de oito restaurantes, afirmou que teve que reduzir em 40% o número de funcionários dos estabelecimentos que é proprietário.

“No começo demos férias coletivas a todos os funcionários, mas no retorno percebemos que a crise se estenderia por mais tempo”, afirmou.

Segundo o presidente da Abrasel no Paraná, Nelson Goulart, os estabelecimentos não têm alternativas com a queda do movimento nos bares e restaurantes.

“O maior desafio de um restaurante é montar uma boa equipe. É triste, porque ninguém quer demitir”, afirmou.

Reportagem: G1 Paraná

Foto: Fenacon

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Escola da rede estadual luta contra o desperdício de alimentos dentro e fora da sala de aula

Cobra News (User)

Paraná tem 771 novos casos de Covid e mais duas mortes

Paraná é o primeiro estado a aderir à campanha “Detox Digital Brasil”

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais