O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Copel pede aumento de 9,67% na tarifa de energia elétrica no Paraná a partir de junho

A Copel encaminhou à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), pedido de reajuste da tarifa de energia elétrica no Paraná de 9,67% a partir de 24 de junho. A ANEEL abriu consulta pública para discutir o pedido. Caso o aumento seja aprovado, ele impactará as contas de 4,8 milhões de unidades consumidoras em 394 municípios do Paraná.

Segundo a agência, os índices foram impactados, em especial, pelos encargos setoriais e pelos custos com aquisição e transporte de energia. Os valores definitivos serão aprovados após a análise das contribuições recebidas entre 31 de março e 14 de maio de 2021. Haverá ainda uma audiência pública virtual em 23 de abril.

Segundo o jornal Valor Econômico, na reunião de diretoria, o relator da consulta pública, diretor Hélvio Guerra, afirmou que a área técnica da ANEEL calculou inicialmente o aumento médio de 16,6% das tarifas da Copel neste ano. Porém, o percentual caiu ao considerar os atenuantes de -3,9% referente ao empréstimo tomado pelo setor no ano passado para enfrentar a pandemia e -3,41% da utilização de créditos de PIS/Cofins, no valor de R$ 5,7 bilhões, que serão repassados do governo federal para a distribuidora.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Coronavírus: Paraná tem 1.656 casos confirmados e 104 mortes

Campeonato Paranaense pode voltar no meio de semana com jogos da primeira rodada

Cobra News (User)

Mais 25 casos e seis óbitos da variante delta são confirmados no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais