O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Concurso para policial e bombeiro da PM do Paraná é adiado após mudança em data do vestibular da UFPR

As provas do concurso público da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), que estavam previstas para ocorrer em 28 de março, foram adiadas, segundo o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR).

O adiamento foi anunciado nesta quinta-feira (25) e uma nova data deve ser anunciada, ainda sem previsão.

Segundo o núcleo, a mudança no concurso da PM foi definida para que não coincidisse com a data da primeira fase do vestibular 2020/2021 da universidade, transferida para março.

As provas do vestibular foram modificadas após a troca da coordenação do Núcleo de Concursos, que ocorreu no domingo (21), devido à suspensão do concurso público da Polícia Civil horas antes da aplicação das provas.

O concurso da PM-PR prevê a contratação de 2,4 mil policiais e bombeiros. De acordo com a organização, foram 155,7 mil inscritos, sendo 137.377 para soldado e 18.324 para bombeiro militar.

edital inicial previa a realização da prova em junho de 2020. No entanto, a data havia sido remarcada para 28 de março deste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Núcleo de Concursos da UFPR publicou nota informando sobre o adiamento do concurso público da PM-PR, nesta quinta-feira (25) — Foto: Reprodução

Núcleo de Concursos da UFPR publicou nota informando sobre o adiamento do concurso público da PM-PR, nesta quinta-feira (25) — Foto: Reprodução

O que prevê o edital

Segundo o edital do concurso público da PM, das 2,4 mil vagas ofertadas, 2 mil são para policial militar e 400 para bombeiro. Veja, abaixo, a distribuição prevista para as vagas:

Policial militar

  • Curitiba: 890 vagas
  • Londrina: 270 vagas
  • Maringá: 290 vagas
  • Ponta Grossa: 305 vagas
  • Cascavel: 245 vagas

Bombeiro militar

  • Curitiba: 100 vagas
  • Londrina: 200 vagas
  • Cascavel: 100 vagas

Além da prova de conhecimentos, o concurso também prevê exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e investigação social.

Em caso de aprovação, o candidato ainda deve passar pelo curso de formação da PM-PR, período em que receberá bolsa-auxílio de R$ 1.933,63. Após a formação, o aluno será promovido a soldado de primeira classe, com salário inicial de R$ 4.263,67.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná/Foto: Feliphe Aires/PMPR)

Postagens relacionadas

Governo do Estado prorroga contrato de 31.995 professores temporários

Cobra News (User)

Noites mal dormidas podem aumentar em até 5 vezes risco de AVC

Cobra News (User)

Governador busca junto à JBS a instalação de frigorífico de suínos no Paraná

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais