A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Com sistema prisional superlotado, população carcerária cresce 9% no Paraná em 2021

Com sistema prisional superlotado, população carcerária cresce 9% no Paraná em 2021

Publicado em: 17 maio 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

A população carcerária do Paraná cresceu 9%, entre 2020 e 2021, conforme um levantamento feito pelo G1, por meio do Monitor da Violência. O estado apresenta ainda superlotação no sistema penitenciário estadual.

No Brasil, a população carcerária diminuiu 3,1%, conforme o levantamento. Essa é a primeira vez que o número de presos cai de um ano para o outro, desde 2014. Apesar disso, a superlotação no país está em 56,1%.

Em relação ao Paraná, o levantamento aponta que o estado tem, atualmente, 30.646 pessoas presas. O número leva em consideração quem está nos regimes fechado, semiaberto e provisório. Em 2020, eram 28.122 detentos.

Apesar de ter mais de 30 mil pessoas presas, o estado registra 22.061 vagas no sistema penitenciário, o que faz com que a estrutura trabalhe com superlotação de 38,9%.

Do total de pessoas presas no Paraná, 8.585 estão em prisão provisória, ou seja, ainda não foram julgadas pelo crime que respondem. Isso representa 28% da população carcerária do estado.

O Paraná ainda é o estado com o maior número de presos em delegacias, com 1,5 mil. No entanto, o número é bem menor do que o registrado há dois anos: 11 mil detentos.

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) tem realizado diversas ações para reduzir o número de presos em carceragens, como a transferência para o sistema prisional e a realização de mutirões carcerários.

Com informações:G1/PR /Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.