O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com sistema prisional superlotado, população carcerária cresce 9% no Paraná em 2021

A população carcerária do Paraná cresceu 9%, entre 2020 e 2021, conforme um levantamento feito pelo G1, por meio do Monitor da Violência. O estado apresenta ainda superlotação no sistema penitenciário estadual.

No Brasil, a população carcerária diminuiu 3,1%, conforme o levantamento. Essa é a primeira vez que o número de presos cai de um ano para o outro, desde 2014. Apesar disso, a superlotação no país está em 56,1%.

Em relação ao Paraná, o levantamento aponta que o estado tem, atualmente, 30.646 pessoas presas. O número leva em consideração quem está nos regimes fechado, semiaberto e provisório. Em 2020, eram 28.122 detentos.

Apesar de ter mais de 30 mil pessoas presas, o estado registra 22.061 vagas no sistema penitenciário, o que faz com que a estrutura trabalhe com superlotação de 38,9%.

Do total de pessoas presas no Paraná, 8.585 estão em prisão provisória, ou seja, ainda não foram julgadas pelo crime que respondem. Isso representa 28% da população carcerária do estado.

O Paraná ainda é o estado com o maior número de presos em delegacias, com 1,5 mil. No entanto, o número é bem menor do que o registrado há dois anos: 11 mil detentos.

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) tem realizado diversas ações para reduzir o número de presos em carceragens, como a transferência para o sistema prisional e a realização de mutirões carcerários.

Com informações:G1/PR /Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Comércio deve registrar queda histórica na Páscoa; perda supera R$ 700 milhões

Paraná tem pontos de interdição em protestos contra resultado das urnas após derrota de Bolsonaro

Morre cachorro que foi amarrado e arrastado por caminhonete

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais