O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com redução na ocupação dos leitos Covid, fila de espera por internação cai 93% em um mês no Paraná

Após registrar o momento mais grave da crise sanitária em março último e ainda lidar com um novo aumento no número de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus entre o final de maio e meados de junho, a pandemia do novo coronavírus finalmente dá sinais de arrefecimento no Paraná.

E com a pressão sobre o sistema de saúde diminuindo nos últimos dias e semanas, o estado registrou recentemente alguns dados positivos, apresentando as menores taxas de ocupação de leitos SUS exclusivos para pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19 (tanto em UTIs como em enfermarias), bem como a menor fila de pacientes aguardando por internação, desde o início de março.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), até ontem (8 de julho) haviam 1.703 pacientes internados em leitos UTI nos hospitais do estado, com uma taxa de ocupação de 84,35%.

Trata-se do menor número de pessoas necessitando de cuidados intensivos desde 29 de março, quando 1.673 pessoas estavam na UTI, além da menor taxa de ocupação desse tipo de leito desde o começo de março.

Com relação aos leitos clínicos, o número de pacientes internados até ontem era de 1.513, com uma taxa de ocupação de 53,88%. Um dia antes, porém, haviam menos pessoas ocupando esses leitos (1.475), bem como a taxa de ocupação era menor (49,86%, sendo importante ressaltar que a alta nessa taxa reflete o fechamento de 150 leitos em Curitiba, fazendo o total de vagas clínicas no estado cair de 2.958 para 2.808).

Fila de espera por leitos cai 92,69% em um ano

Com a redução na taxa de ocupação dos leitos Covid, o Paraná também conseguiu diminuir de forma importante a fila de espera por internação.

Até ontem, 86 paranaenses aguardavam por um leito no estado, 17 deles precisando de cuidados intensivos e outros 69 esperando por vaga nalguma enfermaria. Um mês antes, em 8 de junho, essa fila somava 1.176 pacientes, com 658 pessoas esperando por uma UTI e outras 518 por um leito clínico.

Via:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Justiça determina bloqueio de R$ 46 milhões de quatro ex-servidores de Bandeirantes

Pessoas de 20 a 59 anos são maioria dos casos de Coronavírus no Paraná

Idosa de 91 anos morre abandonada fora de casa no dia das mães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais