O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com influência de La Niña, outono no Paraná terá chuvas na média, ventos e dias frios

A estação do outono de 2022 começa às 12h33 deste domingo (20) e termina no dia 21 de junho, às 06h14. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia será parcialmente nublado e com pancadas de chuva na maior parte do Estado.

As chuvas são previstas especialmente para Umuarama, Paranavaí, Londrina, Apucarana, Maringá, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Laranjeiras, Cascavel, Guaíra e Paranaguá. Já o dia nublado é previsto em Rio Negro, União da Vitória, Guarapuava, Ponta Grossa, Jaguariaíva e Jacarezinho.

Também presente, o sol predomina em Pato Branco, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu. Na Capital, a previsão é de tempo nublado e sem chuva. As temperaturas devem variar de 15ºC em Curitiba e Rio Negro a 31ºC em Foz do Iguaçu.

Entre o domingo e a terça-feira (22), uma frente fria ganha força pelo Centro-Sul do Paraná e estão previstos ventos expressivos a partir do Litoral. As temperaturas sobem lentamente, com menor amplitude térmica durante o dia e um pouco de frio nas manhãs e noites.

LA NIÑA – As previsões climáticas indicam alta probabilidade de que o fenômeno La Niña continue ativo neste outono, com intensidade oscilando entre fraca e moderada, dissipando-se no inverno. Ele altera a circulação geral dos ventos em várias regiões da Terra, com impactos sobre os padrões climáticos globais.

Neste trimestre, a temperatura média do ar deve ficar próxima à média climatológica. “Há previsão de variações bruscas na temperatura do ar ao longo da estação, com alguns dias muito frios intercalados com períodos aprazíveis e formação de geadas”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

A ocorrência de chuvas ficará entre próxima e abaixo da média climatológica em todas as regiões, com distribuição muito irregular no tempo e no espaço, como já vem ocorrendo nos últimos meses. “Teremos vários dias consecutivos com tempo seco, veranicos e nevoeiros próprios da estação”, observa o meteorologista.

Do ponto de vista estritamente climático, permanece a dificuldade para recuperar e manter de forma sustentada os níveis dos rios no Interior do Estado.

CLIMATOLOGIA  No Paraná, o outono se caracteriza pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causado pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica.

Também aumenta o intervalo entre as chuvas, associado à passagem das frentes frias. Maio costuma ser o mês mais chuvoso da estação. Os maiores volumes costumam ocorrer nas regiões Sudoeste e Oeste. Já os menores são registrados no Norte.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica ou do sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a redução das temperaturas e períodos frios. Os valores médios mais baixos ocorrem habitualmente na Região Metropolitana de Curitiba, no Centro e no Sul.

No site www.simepar.br estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro “Palavra do Meteorologista”. É possível consultar a previsão do tempo para até 15 dias por município e por região. Também podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas).

AGROMETEOROLOGIA – O outono começa com indicação de alerta na lavoura. As hortaliças em geral devem ser protegidas em caso de previsão de geada por serem extremamente sensíveis às baixas temperaturas.

Já a cultura do trigo deve se desenvolver normalmente por ser bastante tolerante a veranicos e ao frio intenso. A manutenção da massa verde das pastagens pode ser afetada, com dificuldades na alimentação do gado e outros animais.

“O cenário é preocupante para as culturas do milho e do feijão de segundas safras, bem como do café, que podem ter sua produtividade reduzida por geada ou estiagem”, aponta a agrometeorologista e pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná), Heverly Morais.

ALERTA GEADA – A partir da primeira semana de maio, o Simepar, em parceria com o IDR-Paraná, emite as previsões de geada para todas as regiões do Estado por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte – com antecedência de 72, 48 e 24 horas. Mensagens do Alerta Geada são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, bem como nas redes sociais e veículos de comunicação.

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Moro destaca redução da criminalidade no Paraná

Ensino superior do Paraná está entre os mais bem avaliados do Brasil

Cobra News (User)

Covid: Paraná prevê vacinar 80% da população em geral acima de 18 anos até o fim de agosto

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais