O Portal do Norte do Paraná
Policial

Com atuação da Patrulha Maria da Penha, descumprimento de medidas protetivas cai 42% em Arapongas

A Patrulha Maria da Penha de Arapongas divulgou ontem (9) o relatório de atendimentos efetuados pelo setor entre janeiro e dezembro de 2019. Ao todo foram 379 atendimentos, com 190 novas visitas, 110 visitas de retorno, 25 solicitações de revogação de medida protetiva, 62 encaminhamentos para serviços (CREAS, saúde, Delegacia e Fórum), 40 orientações e assistência.

Foram registrados 44 descumprimentos de medida protetiva, com 21 prisões em flagrante. Em 2018, haviam sido registrados 76 descumprimentos e 15 prisões em flagrante. Os números apontam uma redução superior a 42% nos últimos dois anos.

“Nota-se considerável queda nos números de descumprimento, fazendo um comparativo em relação às medidas protetivas deferidas pelo Judiciário e fiscalizadas pela Patrulha Maria da Penha, entre 2018 e 2019. Tudo isso devido ao atendimento e respaldo eficaz do serviço nos casos de violência contra as mulheres no município”, relata a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice Amorim.

A Patrulha é vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran). A coordenadora destaca os avanços recentes para a segurança às vítimas como a instalação da Delegacia da Mulher, Botão do Pânico, palestras e campanhas de conscientização – entre elas o ato internacional “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” – e o Projeto SIGA, que visa a reabilitação para os autores de violência doméstica e familiar.

O secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Argati, conta que em 2020 serão mantidas as ações de combate à violência contra as mulheres, com fiscalizações, medidas preventivas, entre outros. “Sabemos que infelizmente a violência contra as mulheres assola não apenas o Brasil, como outros países. Diante disso, trabalhamos incansavelmente para mudar essa realidade. Em Arapongas, a Patrulha Maria da Penha tem desenvolvido um grande trabalho, o que proporciona às mulheres, que antes sofriam caladas, a oportunidade de denunciar seus agressores”.

Segundo Argati, as vítimas acreditam no trabalho desenvolvido pelo setor. “Neste ano, o trabalho de fiscalização, as campanhas educativas e preventivas, divulgação da Lei Maria da Penha, entre outros, serão ainda mais abrangentes. Esse deve ser um trabalho constante para uma redução cada vez maior desta violência covarde que é a violência doméstica”, reforça o secretário.

Denúncias

Quando a mulher é vítima do descumprimento de medida protetiva, a denúncia deve ser feita pelos números 153 ou 0800 645 9060, da Guarda Municipal.

Quando não há medida protetiva, a vítima de violência pode denunciar pelo 190 (Polícia Militar), 3252-0100 (Polícia Civil de Arapongas) ou pela Central de Atendimento à Mulher  do Governo Federal, no Disque Denúncia 180.

Informações e fotos: Ascom/Prefeitura de Arapongas

 

 

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Jacarezinho: Menor é apreendido ao arremessar drogas para cadeia

Adolescente de 17 anos é morto a facadas após confusão em show de rap em Londrina

Cobra News (User)

Adolescente fica ferido após cair de telhado de casa em Londrina

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais