O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Com 116 anos, idosa faz o primeiro título de eleitor no Paraná

Depois de ter um problema com o banco, Nair Jorge de Oliveira, de 116 anos, fez, pela primeira vez na vida, um título de eleitor.

A moradora do distrito de Lerroville, em Londrina, no norte do Paraná, é analfabeta e, por ter vivido a vida toda na área rural, nunca procurou um cartório eleitoral para fazer o documento e ter o direito de votar.

A família afirma que dona Nair é uma pessoa muito simples e pouco entende de eleições, da importância do voto. Com o título, feito pela internet, ela está apta a votar em 2022.

“Fazer o título de eleitor não foi opção dela. Ela precisou fazer porque deu um problema no CPF dela e o banco, onde ela saca a aposentadoria, disse que ela só conseguiria regularizar a situação se fizesse o título, caso contrário a aposentadoria poderia ser cancelada”, disse a neta de Nair de Oliveira, Vilma de Lima Aniz.

Enquanto o título de eleitor está nas mãos da idosa, agora a família batalha para conseguir agendar um horário de atendimento na Receita Federal para regularizar o CPF.

Vida centenária

Nair Jorge de Oliveira nasceu em 1904, em Piquete, no interior de São Paulo. Ela teve 11 filhos, 47 netos e vários bisnetos, a família não sabe o número exato.

Atualmente, mora com um filho que tem 80 anos em uma casa no distrito de Lerroville. Ela fica com a neta e com uma filha quando precisa ir ao médico ou quando tem algum problema de saúde.

A neta diz que a avó toma remédio contínuo para pressão alta, não tem nenhuma outra doença crônica. Por causa da idade, não escuta direito, mesmo assim, tem uma memória muito boa.

“Acho que o segredo é que ela sempre viveu na área rural, sempre teve um alimentação bem natural e é bem teimosa, não se deixa abater por nada”, contou Vilma de Lima Aniz.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

Postagens relacionadas

Em Colorado, comerciante gravou vídeo com mensagem positiva sobre a vida, antes de morrer com câncer

Cobra News (User)

Compressor explode e mata homem de 40 anos

Governo do Paraná inicia pagamento do piso nacional da enfermagem

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais