O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Cirurgias eletivas seguem suspensas por mais 30 dias no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde publicou na segunda-feira (4) a Resolução nº 013/2021, que determina a suspensão das cirurgias eletivas nas redes do Sistema Único de Saúde, o SUS e particular por mais 30 dias, considerando o crescimento de casos de Covid-19 e a ocupação de leitos de UTI e de enfermaria no Paraná.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que a pandemia segue impondo medidas restritivas, entre elas a de manter leitos, equipamentos, insumos e equipes profissionais priorizados para o atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus. A suspensão é válida para todo o Estado.

A nova Resolução revoga a anterior, que já suspendia a realização das cirurgias eletivas entre 1º e 31 de dezembro de 2020. A regra não se aplica aos procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia e não se aplica a exames e procedimentos realizados em âmbito laboratorial que, a critério médico, sejam considerados de urgência ou emergência.

Desde agosto do ano passado, a secretaria estadual da Saúde vem recomendando e restringindo, por meio de resoluções, a suspensão das cirurgias eletivas como forma de contingenciamento de insumos e também de leitos de UTI.

Primeiramente, houve restrição nos procedimentos com demanda de terapia intensiva no pós-operatório. Em um segundo momento, foi liberado o procedimento em hospitais privados que não constavam do plano de atendimento à Covid-19. Depois, com o agravamento da pandemia, o Estado suspendeu as cirurgias eletivas em toda a rede pública e privada. Com a nova resolução a suspensão fica mantida por mais 30 dias.

Com AEN

Foto: Divulgação/SESA

Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Quase 200 mil doses anticovid estão perto de vencer no Paraná

Todos casos confirmados de coronavírus em Rolândia, já estão curados

Defesa Civil orienta para possível situação de emergência por causa da dengue

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais