O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Cidades paranaenses realizam mutirões de limpeza contra a dengue; estado vive epidemia da doença

Várias cidades paranaenses realizaram neste sábado (30) mutirões de limpeza e de conscientização contra a dengue. Desde o dia 19 de abril o Paraná vive uma epidemia da doença. São mais de 30 mil casos confirmados e cinco mortes desde agosto do ano passado.

Ao longo do dia, agentes de saúde passaram de casa em casa levando sacos pra lixo e fazendo um apelo aos moradores sobre objetos que possam juntar água parada.

O mutirão tem um motivo: levantamento da infestação da dengue em Londrina, no norte do estado, divulgado nesta sexta-feira (29) indica que 93% dos focos do mosquito estão nos quintais.

Casas cheias de entulho são prato cheio para o aedes aegypt, mas basta um balde, um potinho, um bebedouro de animal com água parada, para que o mosquito se prolifere.

O índice médio de infestação na cidade passou de 8% e chegou a 35% em alguns bairros.

O limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.

Em Porecatu, na Londrina, a prefeitura instalou brinquedos para as crianças e sorteou brindes entre os adultos, para incentivar moradores a participar da campanha de conscientização sobre a dengue.

O dia também foi de arrastões contra a doença no noroeste do estado. Em Paranavaí, agentes passaram em casas onde não encontraram moradores durante a semana. Um caminhão saiu lotado de pneus e outros objetos que podem acumular água.

Somente na última semana, houve um aumento de 30% no número de casos de dengue no Paraná.

G1/PR

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Estiagem no Paraná pode perdurar até fevereiro de 2021

Câmara de Maringá aprova multa de R$ 1 mil para dono de imóvel com foco de dengue

Londrina: Paciente que havia fugido do Hospital Universitário morre neste domingo

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais