O Portal do Norte do Paraná
Policial

Central 181: Paraná registra mais de 500 denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 4 meses

De janeiro a abril de 2022, a Central 181 recebeu 547 denúncias anônimas de casos de violência contra crianças e adolescentes no Paraná, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SESP).

O número, ainda segundo a SESP, é menor que os registros feitos nos últimos dois anos no mesmo período, o que não necessariamente signifique queda do número de violência contra este público.

  • 2020: 633 denúncias
  • 2021: 586 denúncias
  • 2022: 547 denúncias

Ainda de acordo com a pasta, em seis anos, o Paraná compilou 8.895 denúncias via Central 181 sobre violências praticadas contra este grupo vulnerável. O canal passou a permitir denúncias para este tipo de crime em 2016.

Outros crimes

O Disque Denúncia 181 é um programa desenvolvido como instrumento de combate à criminalidade, atendendo, ao todo, 53 naturezas criminosas.

De acordo com o Governo do Estado, as denúncias recebidas pela central são encaminhadas para diversos órgãos, auxiliando na busca de criminosos e na apreensão de ilícitos.

Como denunciar

As denúncias podem ser feitas ligando para o número 181 ou, também, pelo site da central. No site, os crimes disponíveis para serem denunciados aparecerão em formato de lista quando o processo for iniciado pelo usuário.

Segundo a SESP, a central é indicada para relatos de crimes que não estejam acontecendo no momento da denúncia. Para casos urgentes, a orientação é ligar para o número 190, da Polícia Militar.

Para denúncias no site, siga o seguinte passo a passo:

  • Clique na palavra DENUNCIAR.
  • Certifique-se que o crime que deseja denunciar não está acontecendo no momento. Caso contrário Ligue para 190, serviço de emergência da Polícia Militar.
  • Certifique-se que o local e o equipamento de onde realiza a sua denúncia são confiáveis.
  • Localize o tipo de crime a ser denunciado. Caso o crime não esteja na lista, LIGUE 181.
  • Informe os dados solicitados, preenchendo ao menos os campos obrigatórios, os quais permitirão que a sua denúncia possa ser investigada.
  • IMPORTANTE: após finalizar sua denúncia anote em local seguro o Número da Denúncia e o Número do Protocolo de Acompanhamento, ele será necessário para acompanhar o andamento da sua denúncia e na sua identificação no caso de pagamento de recompensa.

Mais informações na programação da Rádio Cobra FM 107.1

Via G1 Paraná

Postagens relacionadas

Acidente gravíssimo envolvendo um ônibus e um caminhão na BR-369

Cobra News (User)

Moradores de Londrina são presos com explosivos em Ribeirão do Pinhal

Traficante Elias Maluco é encontrado morto na prisão no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais