O Portal do Norte do Paraná
BrasilPolítica

CDH promove debate sobre Declaração dos Direitos Humanos e defesa da democracia

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública nesta terça-feira (10) para discutir o aniversário de 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a defesa da democracia. O requerimento foi feito pelo presidente da CDH, o senador Paulo Paim (PT-RS).

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela ONU em 10 de dezembro de 1948, após o fim da 2ª Guerra Mundial. Ela delineia os direitos humanos básicos e foi criada com o intuito de estabelecer uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. O objetivo era construir um mundo pacífico, evitando guerras e promovendo a paz e a democracia.

O documento serviu como base para dois tratados sobre direitos humanos da ONU e estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos. Até hoje ele é amplamente citado por acadêmicos, advogados e cortes constitucionais e representa um marco na luta pelos direitos humanos.

Para a audiência foram convidados Raíssa Maia, do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, e o professor da Faculdade de Direito e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) José Geraldo de Sousa Junior, além de representantes do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs Brasil (Conic) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados no Brasil (Acnur).

A Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser acessada aqui.

Fonte: Agência Senado

Fique ligado nas notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Conselho de Ética da Câmara abre processo contra André Janones

Cobra News (User)

Ciclone no RS: chuvas e ventos fortes causam alagamentos e bloqueiam estradas

Professora morre esfaqueada por aluno em ataque a escola em São Paulo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais