O Portal do Norte do Paraná
PolicialRegião

Caso Eduarda: Procuradoria Geral de Justiça pede júri popular para avó da menina

A Procuradoria Geral de Justiça entrou com recurso junto ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) pedindo que a avó de Eduarda Shigematsu, menina encontrada morta em abril de 2019 em Rolândia, vá a júri popular. Este posicionamento contraria a decisão do juiz criminal de Rolândia, que tinha excluído a avó, Terezinha de Jesus Guinaia, do processo.

O parecer é assinado pelo procurador Milton Riquelme de Macedo e reforça a necessidade da manutenção da prisão preventiva do pai da menina.

O advogado de Terezinha de Jesus Guinaia disse encarar com tranquilidade o posicionamento da Procuradoria Geral da Justiça. Segundo a defesa, não existiu, durante o processo, nenhuma prova ou indício da culpa de Terezinha e, por isto, espera que a cliente não seja levada a julgamento.

O caso

Ricardo Seidi está na cadeia desde abril de 2019. O corpo de Eduarda, que na época tinha 11 anos, foi encontrado enterrado nos fundos de uma casa dele quatro dias depois da menina desaparecer.

Seidi confessou ter enterrado o corpo, mas disse que já tinha encontrado a menina morta na casa de Terezinha, onde ela morava.

O pai de Eduarda e a mãe dele foram denunciados pelo Ministério Público pelo caso ainda em 2019.

Em agosto deste ano, o juiz criminal de Rolândia determinou que o pai de Eduarda seja julgado pelo Tribunal do Júri e que Terezinha Guinaia deixe de responder ao processo. O magistrado considerou improcedente a denúncia contra a avó da garota

Terezinha de Jesus, de 59 anos, ficou presa por 57 dias sob suspeita de participação na morte, o que ela sempre negou. Em entrevista à RPC ela também negou qualquer envolvimento no caso.

Parecer procuradoria

Para a procuradoria, não há elementos para que Terezinha de Jesus responda pelo homicídio, mas ela deve ser julgada por ocultação de cadáver e falsidade ideológica. No parecer, a procuradoria avalia que ela ajudou o pai da menina a esconder o corpo e teria dado informações inverídicas à polícia, na tentativa de atrapalhar as investigações.

O documento cita que “tanto o réu Ricardo, como a ré Terezinha tinham plena ciência da morte da criança quando registraram o boletim de ocorrência, e passaram a influenciar as equipes policiais que tentavam localizar a criança desaparecida com informações inidôneas e omissão sobre a morte e ocultação da vítima”.

O parecer também cita que, em depoimento à justiça, um conselheiro tutelar que acompanhou o caso afirmou ter ouvido Teresinha dizer ao filho Ricardo que ‘não seguraria essa bucha sozinha’.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) prevê analisar o recurso da Procuradoria Geral da Justiça entre os dias 9 e 13 de novembro.

Os crimes de falsidade ideológica e ocultação de cadáver tem penas que, somadas, chegam a oito anos de prisão.

Fonte: G1 Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Uma pessoa morre e outra fica ferida após capotamento na PR-340

Cobra News (User)

Família procura por trabalhador desaparecido em Arapongas

PRE prende mulher com mais de 20 quilos de maconha em Rolândia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais