A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Região  ›  Cambé, Ibiporã e Arapongas estão na lista de cidades que vacinaram “mortos” contra a Covid-19

Cambé, Ibiporã e Arapongas estão na lista de cidades que vacinaram “mortos” contra a Covid-19

Publicado em: 8 jun 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Trinta e nove cidades do Paraná são alvos de denúncias de pessoas que se vacinaram com o CPF de mortos. É o que apura a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Assembleia Legislativa que investiga fraudes na fila de imunização contra a Covid no estado.

A lista conta com 99 casos, com alguns já descartados. “Esses casos dos mortos são emblemáticos pela fraude, mas há várias outras situações chegando a quase mil denúncias de pessoas que se vacinaram fora do Plano Nacional de Imunização”, afirmou o deputado Delegado Francischini, presidente da Comissão.

Algumas cidades já foram alvo de diligências dos parlamentares, como Rio Branco do Sul, Apucarana, Umuarama, Lapa, Araucária e Paranaguá. Esta última, inclusive, era uma das líderes de denúncias que foram esclarecidas pelo poder publico municipal, como erros de digitação. Ofícios estão sendo enviados para dezenas de municípios com pedido de informação.

APURAÇÃO

O método utilizado pelo Ministério Público para chegar à lista enviada à CEI é o cruzamento de dados entre o sistema nacional de imunização SI-PNI, Sistema de informação de Mortalidade-SIM, sistema de Controle de Óbitos-SISOBI e o Sistema Nacional de Registro Civil – SIRC. A partir disso foram procuradas inconsistências as quais foram oficiados os municípios.

Dentre as inconsistências, após o cruzamento e as informações enviadas pelos municípios foram retiradas dez, os demais continuam em investigação com grandes suspeitas de fraude na vacinação.

CAMBÉ

Três casos identificados de mortos vacinados contra a Covid-19 são de Cambé, na Região Metropolitana de Londrina. A comissão ainda não fez diligências na cidade para apurar as informações. A reportagem aguarda retorno da Prefeitura de Cambé sobre o assunto.

Abaixo, a lista de cidades onde foram denunciados casos ‘mortos vacinados’ no estado:

Com informações:24 Horas

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.