O Portal do Norte do Paraná
Região

Cambé, Ibiporã e Arapongas estão na lista de cidades que vacinaram “mortos” contra a Covid-19

Trinta e nove cidades do Paraná são alvos de denúncias de pessoas que se vacinaram com o CPF de mortos. É o que apura a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Assembleia Legislativa que investiga fraudes na fila de imunização contra a Covid no estado.

A lista conta com 99 casos, com alguns já descartados. “Esses casos dos mortos são emblemáticos pela fraude, mas há várias outras situações chegando a quase mil denúncias de pessoas que se vacinaram fora do Plano Nacional de Imunização”, afirmou o deputado Delegado Francischini, presidente da Comissão.

Algumas cidades já foram alvo de diligências dos parlamentares, como Rio Branco do Sul, Apucarana, Umuarama, Lapa, Araucária e Paranaguá. Esta última, inclusive, era uma das líderes de denúncias que foram esclarecidas pelo poder publico municipal, como erros de digitação. Ofícios estão sendo enviados para dezenas de municípios com pedido de informação.

APURAÇÃO

O método utilizado pelo Ministério Público para chegar à lista enviada à CEI é o cruzamento de dados entre o sistema nacional de imunização SI-PNI, Sistema de informação de Mortalidade-SIM, sistema de Controle de Óbitos-SISOBI e o Sistema Nacional de Registro Civil – SIRC. A partir disso foram procuradas inconsistências as quais foram oficiados os municípios.

Dentre as inconsistências, após o cruzamento e as informações enviadas pelos municípios foram retiradas dez, os demais continuam em investigação com grandes suspeitas de fraude na vacinação.

CAMBÉ

Três casos identificados de mortos vacinados contra a Covid-19 são de Cambé, na Região Metropolitana de Londrina. A comissão ainda não fez diligências na cidade para apurar as informações. A reportagem aguarda retorno da Prefeitura de Cambé sobre o assunto.

Abaixo, a lista de cidades onde foram denunciados casos ‘mortos vacinados’ no estado:

Com informações:24 Horas

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rolândia terá 1ª Conferência Municipal do Idoso

Alphamed Clínica de Olhos – Sua melhor opção

Estrutura de posto desaba próximo a shopping de Londrina

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais