O Portal do Norte do Paraná
Política

Câmara de Rolândia vota sobre continuidade da CP contra o prefeito nesta terça

Nesta terça-feira (8), a Câmara Municipal de Rolândia realiza uma sessão extraordinária para votar sobre o parecer da Comissão Processante (CP) que investiga o prefeito Luiz Francisconi Neto (PSDB) por infração político administrativa. A sessão começa às 18h.

Alex Santana (PSD), presidente da Câmara, explicou que o relatório elaborado pela comissão junto ao jurídico da casa foi analisado na segunda-feira passada (30). Os integrantes da CP emitiram um parecer favorável ao arquivamento da denúncia. Por isso, o texto irá para o plenário, onde será lido e os vereadores devem votar pelo arquivamento ou continuidade da investigação da Comissão.

Sessão extraordinária

De acordo com Alex Santana, a decisão de marcar uma sessão extraordinária foi por conta do tempo. Todo o processo deve ser lido no plenário, o que deve prolongar a sessão por cerca de duas horas. Após a leitura, os dez vereadores votam qual será o futuro da CP. Para a continuidade da investigação, é necessária a maioria simples, ou seja, seis votos. Caso os votos não sejam obtidos, a denúncia será arquivada.

Como é denunciante, o vereador Rodrigão (SD) não poderá votar – quem ocupa a cadeira no dia da votação é o suplente Paulo Sérgio de Jesus, o Ratolino (Avante). O presidente da casa também vota.

Sobre a CP

No último dia 2 de setembro, a Câmara Municipal decidiu abrir uma Comissão Processante para investigar a denúncia apresentada pelo vereador Rodrigão contra Francisconi. O texto foi elaborado com base nas investigações do Ministério Público em relação a supostos pagamentos irregulares feitos para a médica Nilza Francisconi, esposa do prefeito, que é concursada pelo município. Os pagamentos teriam sido autorizados por Francisconi.

Os integrantes da CP são os vereadores Eugênio Serpeloni (PSD) como presidente, João Gaúcho (PSC) como relator e Maria do Carmo (PSDB) como membro. O prefeito teve um prazo de 10 dias para entregar sua defesa por escrito – o que foi feito no dia 23 de setembro.

Segundo Alex Santana, a instauração da CP “é uma situação complicada, mas é papel do vereador investigar. Isso é ruim pra cidade, mas não podemos fazer vista grossa para o que esta acontecendo no município, é papel do vereador investigar.”

O presidente da Câmara relata que caso os vereadores votem pela continuidade da CP na próxima terça, o prefeito será notificado e inicia-se o período em que as testemunhas serão ouvidas. Depois disso, os integrantes da CP emitem o relatório final, que será lido e votado em plenário até o final do ano.

Texto e foto: Daiane Valentin

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Alckmin diz que ataques contra civis em Gaza é “inconcebível”

Cobra News (User)

Relator projeta mais de 50 votos a favor de indicação de Dino ao STF

Cobra News (User)

IBGE adia data de divulgação dos novos dados do Censo 2022

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais