O Portal do Norte do Paraná
Região

Botão do Pânico começa a ser utilizado por vítimas de violência em Londrina

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, dará início ao monitoramento do Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), conhecido como “Botão do Pânico”. Os equipamentos ficarão à disposição da Guarda Municipal de Londrina, responsável pelo atendimento da Patrulha Maria da Penha, serviço personalizado que atende mulheres vítimas de violência doméstica. O dispositivo é mais uma ferramenta da rede de enfrentamento à violência contra mulher no município.

A disponibilização do DSP poderá ocorrer pelo 1º e 2º Juizado de Violência Doméstica, e com a 1ª Vara Criminal (Tribunal do Juri). A partir de então a mulher terá a possibilidade de acionar o socorro imediatamente.

Ao ser acionado o botão irá emitir um sinal sonoro e visual com dados da vítima e do agressor nas telas da central de comunicação e emergência da GM. Será disponibilizada via GPS a localização exata da vítima, e inclusive será gravado o som ambiente da ocorrência. Com as informações a central fará o envio da viatura da Patrulha Maria da Penha que estiver mais próxima. Por medida de segurança, o número de botões que serão disponibilizados não foi divulgado.

Números

Entre janeiro de 2017 e outubro de 2020, o serviço da Patrulha Maria da Penha já atendeu 1231 ocorrências, das quais 771 foram situações de descumprimento de medida protetiva e 460 para atendimentos em flagrante para vítimas que não possuíam o documento judicial.

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Londrina atende todos os dias, 24 horas. O serviço personalizado e exclusivo atende pelo telefone de emergência 153, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural.

Informações: N.com

Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Arapongas confirma mais cinco mortes e 84 novos casos de Covid-19, óbitos chega a 64

Comércio de Rolândia faz horário especial

Nova tarifa do transporte público de Apucarana começa a ser cobrada

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais