O Portal do Norte do Paraná
RegiãoEventos

Bolo de Santo Antônio é destaque da festa em Cambé nesta quinta (13)

Nesta quinta-feira (13), dia de Santo Antônio, fé e alegria se fundem na tradicional celebração ao padroeiro da cidade.

 

Desde sábado (8), a população cambeense participa da tradicional Festa de Santo Antônio, organizada pela Igreja Matriz com apoio da Prefeitura Municipal. O Santo é o padroeiro do município e todos os anos os fiéis se reúnem em uma celebração que dura vários dias.

Nesta quinta-feira (13), dia de Santo Antônio, o destaque da festa é o bolo com medalhinhas do padroeiro. De acordo com a organização, 14 mil pedaços de bolo foram preparados, com 5 mil medalhinhas, para serem vendidos durante todo o dia.

Segundo Maria Lovato, coordenadora das cerca de 100 voluntárias que colocaram a “mão na massa”, a preparação para a venda começou no mês de abril, com a encomenda das massas e compra dos demais ingredientes necessários. Maria relata que as vendas acontecem no salão e estacionamento da paróquia, que fica em frente à Igreja Matriz, até acabarem todos os pedaços. “É difícil sobrar, costuma até acabar mais cedo que o previsto”.

Ela explica que há uma crença de que quem encontra a medalhinha de Santo Antônio encontra um amor e um bom casamento ou recebe uma graça há muito tempo pedida ao Santo. “A fé move montanhas, depende da fé de cada um”. Maria ressalta que há testemunhos de casamentos e graças relacionados à medalhinha.

Programação

O padre Cristiano, responsável pela paróquia, a festa é uma celebração ao padroeiro Santo Antônio. A festa de hoje (13) começou às 6h com uma missa. A venda do bolo começou às 9h e segue durante todo o dia ou até acabarem os pedaços. Às 18h haverá outra missa e depois a quermesse, que deve seguir até meia-noite.

De acordo com o padre, a tradicional festa faz parte da história de Cambé há mais de 80 anos. A celebração já acontecia todos os anos quando ainda existia apenas um vilarejo no local que viria a ser o município.

Estela Camata, coordenadora da festa, agradece a todos os voluntários que atuam na preparação todos os anos e relata que, embora haja muito trabalho, é gratificante essa mobilização de fé e celebração. Segundo ela, neste sábado (15) à tarde haverá um show de prêmios. A cartela custa R$ 20 e pode ser adquirida na secretaria da paróquia. Serão cinco prêmios:

1º – R$ 5 mil

2º – 1 TV smart de 49 polegadas

3º – Uma máquina de lavar 16kg

4º – Um jogo de quarto completo com cama boxe

5º – Um smartphone J8

Estela conta que no sábado e no domingo (16) à noite haverá quermesse com diversas atrações. Na quinta-feira (20), dia de Corpus Christi, a paróquia também realiza quermesse. As comemorações encerram no dia 23 (domingo), com um almoço e leilão de gado.

As quermesses são realizadas no Centro de Eventos de Cambé, que fica na rua Espanha, 289, no centro.

 

 

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Justiça nega pedido de entidades e mantém comércio fechado em Londrina

Ranking internacional classifica UEL entre as melhores universidades brasileiras

Nanuk recebe espetáculo “Os músicos de Bremen” nesta terça (11)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais