O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Assembleia Legislativa e Justiça eleitoral firmam parceria contra as fakes news

A Assembleia Legislativa do Paraná e a Justiça Eleitoral unem esforços novamente no combate à disseminação de notícias falsas, especialmente durante o período eleitoral.

O termo de cooperação entre as instituições, assinado na última sexta-feira (29) durante solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), prevê a adoção de medidas para desestimular e denunciar redes de desinformação, condutas ilegais em campanhas eleitorais e o envio de disparos em massa em desacordo com a legislação.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), destacou que a missão de combater as fake news é um grande desafio, mas fundamental para a garantia da democracia brasileira. “O parlamento estadual, simbolicamente, é a casa da democracia no Paraná e nós temos o dever e a obrigação de zelar por eleições limpas. Se de um lado, de forma concreta, a gente sabe que a urna eletrônica é um alicerce da democracia, nós também sabemos que as redes sociais se transformaram em um vale tudo e com um risco enorme de se tornar instrumentos antidemocráticos. É um desafio grande e estaremos juntos nessa defesa da democracia brasileira por eleições limpas”.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, ressaltou a importância do Legislativo estadual como representante da democracia e a união de esforços para garantir um processo eleitoral justo e transparente.

“A Constituição prevê que os Poderes são independentes entre si e, ao mesmo tempo, prevê que sejam harmônicos. Isso significa que a relação entre o Poder Judiciário, Legislativo e Executivo há de ser uma relação independente e harmônica. E harmonia deriva do diálogo, do mútuo respeito, deriva muitas vezes de percepções distintas, mas de uma comunhão de propósitos. No Brasil, comunhão de propósitos significa preservar o estado democrático de direito, preservar a democracia e preservar o processo eleitoral. Por isso, de modo especial, saúdo o Poder Legislativo e essa importante cooperação que o Tribunal Regional Eleitoral faz com a Assembleia, a Casa dos representantes do povo paranaense. A democracia representativa se faz com respeito à Casa da representação e nos estados essa caixa de ressonância são as Assembleias Legislativas”.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, garantiu que todas as instituições parcerias atuarão de forma a garantir eleições pautadas na verdade no Paraná. “Somos servidores públicos e estamos aqui para servir a população. Tenham certeza que vamos empregas todos os nossos esforços para garantir eleições limpas no Paraná, pautadas na verdade. Sabemos onde está a verdade e ela deve permanecer sempre”.

Via:ALEP

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Londrina: Profissional de saúde que recusou vacina morre de covid

Pandemia incentiva contratação de temporários no Paraná

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos começam nesta segunda no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais