O Portal do Norte do Paraná
MundoEventos

Assembleia Ambiental da ONU mira soluções inovadoras para futuro global

As Nações Unidas convidam governos e setores público e privado a repensar seus padrões de consumo e produção sob o tema “Pense no planeta, Viva simples”, durante a 4ª Assembleia Ambiental da ONU, que começa hoje (11) e vai até a sexta-feira (15) em Nairóbi, no Quênia. Na ocasião, os países assumirão compromissos mensuráveis para estimular a inovação e a implementação de sistemas de economia circular.

A expectativa é de que sejam lançadas resoluções sobre disseminação do conceito de biodiversidade; gestão saudável de substâncias químicas e resíduos; uso de big data; gestão da informação; promoção de estilos de vida sustentáveis; uso eficiente de recursos e soluções baseadas no conhecimento indígena.

O sexto “Panorama Ambiental Global”, GEO-6, a principal avaliação periódica da ONU sobre o estado do meio ambiente, será lançado durante a Assembleia. A Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA) é o maior fórum mundial de alto nível para questões de meio ambiente. Nela, chefes de Estado, ministros do Meio Ambiente, ativistas, presidentes de multinacionais, ONGs e outros convidados se reúnem para discutir e assumir compromissos globais com a proteção ambiental.

Para jornalistas, o evento é a oportunidade de acompanhar os últimos desdobramentos em políticas e ações ambientais, produzir reportagens e entrevistar pessoas que estão no poder, bem como principais inovadores na área e aqueles cujas vidas e meios de subsistência estão ameaçados, a menos que embarquemos num caminho que nos leve a padrões sustentáveis de produção e consumo.

Produção e consumo sustentáveis

A 4ª Assembleia Ambiental mira dois temas afins — soluções inovadoras para os desafios ambientais e consumo e produção sustentáveis —, inspirando países, atores do setor privado e indivíduos a promover soluções inovadoras e uma autocrítica de seus padrões de consumo e produção.

“Apesar de todo o progresso inspirado pelos objetivos globais, uma barreira ainda impede que eles sejam alcançados: as escolhas que fazemos em nossas vidas cotidianas continuam a alimentar hábitos de consumo e produção que cada vez mais excedem os limites do nosso planeta”, afirma Siim Kiisler, presidente da Assembleia Ambiental da ONU de 2019.

O consumo e a produção sustentáveis lidam com o ciclo de vida das atividades econômicas: a extração de recursos, o processo para transformá-los em materiais e produtos e, por fim, o uso e descarte. O consumo e a produção sustentáveis também podem ser divididos em atividades econômicas específicas a fim de fazer mais e melhor com menos e identificar prioridades de acordo com os impactos ambientais e demandas de recursos.

Instando participantes a “Pensar no planeta, Viver simples”, os Estados-membros da Assembleia vão pedir resoluções ousadas para estimular a sustentabilidade nos padrões de consumo e produção em todo o mundo.

Isso pode ocorrer por meio de iniciativas de políticas públicas; tecnologias ambientalmente saudáveis; esquemas sustentáveis de financiamento; educação, pesquisa e desenvolvimento; compartilhamento das melhores práticas; capacitação e sensibilização; parcerias privadas e públicas.

“Crescemos às custas do nosso planeta. Para garantir um futuro sustentável, todos nós precisamos trabalhar juntos para transformar nossa forma de consumir e produzir”, diz Joyce Msuya, chefe interina da ONU Meio Ambiente.

Informações: ONU Brasil

 

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Visite a exposição ‘Mãos no Barro – A Essência da Vida’ no Museu Municipal de Rolândia

Boa notícia; número de pessoas curadas do coronavírus passa de 200 mil

Ratinho Junior participa da abertura dos Jogos Paradesportivos em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais