O Portal do Norte do Paraná
Região

Após interdição, idosos da Casa Maanaim são transferidos para Escola Sebastião Feltrin nesta segunda

Nesta segunda-feira (13), idosos da Casa de Repouso Maanaim, em Rolândia, serão transferidos temporariamente para a Escola Municipal Sebastião Feltrin. O lar foi interditado pela Vigilância Sanitária na última sexta-feira (10). Serão transferidos apenas os idosos assintomáticos e que testaram negativo para a covid-19.

A interdição cautelar foi por conta dos casos e mortes de internos pelo coronavírus registrados na instituição. Esses idosos que contraíram a doença estavam em ala separada dos demais.

Em transmissão ao vivo pela página da prefeitura no Facebook na última sexta-feira (10), o prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto, afirmou que os idosos assintomáticos ficarão na escola até que o vírus pare de circular na Casa de Repouso e haja segurança para todos os internos e funcionários.

 

 

Em nota emitida na sexta (10), a Casa Maanaim afirma que os idosos que ficarem na Escola Sebastião Feltrin serão assistidos pela instituição, que ficou responsável por custear a transferência, transporte, mobiliário, funcionários e alimentação dos internos.

A entidade também esclareceu, na nota divulgada, que por conta das dificuldades causadas pela pandemia, as famílias contatadas não têm condições de receber os familiares e por isso os idosos continuarão sendo cuidados pela Casa de Repouso. A instituição ressaltou, ainda, que vai continuar honrando com o compromisso de zelar pela pessoa idosa.

Leia a nota, na íntegra:

“NOTA ESCLARECIMENTO – INTERDIÇÃO:

Sobre as informações referente a Interdição Cautelar, vimos por meio deste informar a situação atual da Casa de Repouso Maanaim:

Esta medida se dá para a Ala de cima (ala 2) que hoje conta com 31 pacientes, a ala de baixo (ala 1) foi isolada após primeiro caso confirmado. Desta forma, os funcionários que trabalham na ala 1 não tem contato com os funcionários da ala 2. Tal medida foi tomada por iniciativa da Instituição, para proteção de pacientes e funcionários.

Com relação a ala 2, a mesma dispõe atualmente de 2 espaços para isolamento de casos positivados, além de mais um quarto para casos suspeitos, buscando também separar o espaço de convivência para os mesmos.

Contudo, mesmo com todos as medidas de prevenção e proteção, a disseminação do vírus em um Instituição de Longa Permanência de Idosos excede nosso controle, faz-se necessário assim, um isolamento mais eficaz e ampliado. O que resultou na Interdição Cautelar, no qual os idosos sem sintomas (assintomáticos) deveriam retornar ao ambiente familiar ou serem alocados em um Escola Municipal (Sebastião Feltrin) após serem realizados testes de confirmação.

**Todos os cuidados continuarão a ser feitos por parte da Instituição, bem como, sua manutenção em todos os aspectos. Sendo que a remoção, transporte, imobiliário, funcionários, alimentação, entre outras continuará sendo custeada e realizada pela Casa de Repouso Maanaim.**

Uma vez que, as famílias que buscam internamento já o fazem por falta de recursos humanos, psicológicos e financeiros, as mesmas não possuem formas de receber seus idosos novamente.

Principalmente nesse momento de pandemia, pois cada um deles apresenta suas particularidades, onde muitos estão buscando todas as formas para manutenção de suas famílias. Até o presente momento, todas as famílias contatadas relataram impossibilidades de receber seus familiares, ressaltando sua confiança no trabalho prestado a tantas anos pela Instituição, mesmo em meio ao quadro que se apresenta.

Por fim, continuaremos nosso trabalho de cuidar dos idosos com todo empenho, com esperanças de que esta dura fase irá passar. Cientes de que, muitas Instituições passam pelos mesmos problemas ao redor do mundo. Mas que de nenhuma forma, mesmo exaustos em meio a todo a situação que vivenciamos, iremos deixar de honrar nosso compromisso de zelar pela pessoa idosa.

CASA DE REPOUSO MAANAIM

10/07/2020”

Daiane Valentin

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Manutenção em adutora interrompe abastecimento de água em Rolândia

Homem morre após cair do 9º andar em Londrina

Cobra News (User)

Atletas do grupo ‘Os Tucanos’ se destacam na Prova Pedestre de Apucarana

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais