O Portal do Norte do Paraná
ParanáPolítica

Após confusão na Alep, votação da Previdência Estadual será na Ópera de Arame

Após a confusão ontem (3) à tarde na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) durante a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência Estadual, o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), decidiu transferir o local de votação para a Ópera de Arame, em Curitiba.

Ontem à noite, Traiano solicitou à Justiça a reintegração de posse para que os servidores que ocuparam a Alep deixassem o local. Eles passaram a noite na galeria e, de acordo com o presidente, concordaram em deixar o local na manhã desta quarta-feira (4), acatando à liminar da Justiça, o que não aconteceu.

Na manhã de hoje, Traiano afirmou em coletiva de imprensa que a sessão foi transferida para a Ópera de Arame no intuito de preservar a integridade física dos deputados estaduais. A sessão começa às 14h30 e será fechada, mas poderá ser acompanhada pela imprensa.

“Estamos muito convictos de que a votação tem que acontecer, mas nós não queremos confrontos, jamais, nem agressão a quem quer que seja. Estamos usando de toda calma necessária, a segurança dos senhores deputados, para que possamos iniciar o processo de votação em horário regimental”, afirma Traiano.

Segundo o presidente da Assembleia, a PEC será votada integralmente e se necessário o horário será estendido, em função do regime de urgência, já que se trata de uma decisão de interesse público. “Nós votaremos a PEC em primeira discussão, em segunda discussão e em redação final hoje”.

Traiano também relatou, durante a coletiva, que a PEC é cópia fiel da federal, com algumas modificações feitas pelo relator por sugestões tanto de deputados da base como de oposição e, segundo ele, protege servidores e apresenta mudanças benéficas à Polícia Civil.

Em relação à decisão judicial para que os servidores desocupem a Alep, o presidente afirmou que a força policial, apesar de ter sido liberada pela Justiça, não será utilizada. “Espero que eles (os servidores) tenham a compreensão porque além da decisão, há aplicação de multa e eles poderão ser responsabilizados financeiramente. Eu espero que desocupem pacificamente e respeitem a decisão da justiça.”

Um esquema de segurança foi montado desde a madrugada pela Polícia Militar para isolar os arredores da Ópera de Arame. O trânsito está bloqueado na Rua João Gava, entre Mateus Leme e Nilo Peçanha.

A greve dos professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná já segue pelo terceiro dia e os servidores continuam nas galerias da Alep. Eles romperam o cordão de isolamento pela Polícia Militar (PM), ontem (3), e ocuparam a galeria do espaço. Com isso, a sessão foi interrompida por Ademar Traiano.

Da redação

Foto: Denilson Beltrame/RPC

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

ELEIÇÕES 2020: Paraná contabiliza 36 mil pedidos de registro de candidatura

Policiais resgatam cachorro preso em carro sob sol forte

Cobra News (User)

Chuva forte deixa famílias desalojadas no Paraná

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais