O Portal do Norte do Paraná
Região

Após aprovação, reforma do Ginásio Emílio Gomes aguarda autorização para ser licitada

O Ginásio de Esportes Emílio Gomes, em Rolândia, passará por reforma e poderá voltar a ser usado para a prática esportiva. O projeto da 1ª etapa da reforma do Ginásio Emílio Gomes, em Rolândia, foi aprovado na Caixa Econômica Federal.

De acordo com a secretária de Planejamento do município, Catarina Schauff Zanetti, a primeira etapa das obras vai atender às normas do Corpo de Bombeiros, que interditou o ginásio em 2011 por falta de segurança e acessibilidade, além da necessidade de reformas internas nos banheiros e vestiários.

Segundo informado por Catarina, nesta primeira etapa serão executados adequação de tamanho da quadra para medidas oficiais; reforma de um banheiro, um vestiário e um túnel de acesso à quadra; construção de um banheiro masculino e feminino com acessibilidade no pavimento térreo. As normas do Corpo de Bombeiros serão atendidas: instalação de hidrante, sinalização, adequação de acessos, cadeiras numeradas, entre outros.

Quando o ginásio foi interditado, havia também incerteza quanto às condições da cobertura de concreto. Por isso, em 2013 um laudo técnico foi feito pela Universidade Estadual de Londrina, que comprovou que a estrutura está em perfeito estado de conservação, carecendo de manutenção para corrigir pequenas infiltrações, que necessitam de impermeabilização.

De acordo com Catarina, o investimento é de R$ 999.696,87 proveniente de emenda destinada pelo deputado federal Hauly, com contrapartida do município no valor de R$ 87.819,48.

A secretária de Planejamento relata que o projeto e orçamento da obra estão sendo inseridos no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV). A próxima etapa é aguardar o aceite da Caixa e autorização para abertura de processo licitatório para a execução da obra.

História

O Ginásio Esportivo Emílio Gomes foi construído em 1974, na administração Orlandino de Almeida, e está completando 44 anos. O espaço é considerado de alto valor arquitetônico e engenharia, com destaque para a cúpula de concreto invertida, cuja estrutura mede nada menos do que 60 metros de diâmetro com espessura de apenas 4 centímetros.

O projeto arquitetônico do Ginásio é assinado por Antonio Domingos Battaglia. A obra foi executada pela construtora Plaenge de Londrina, tendo como engenheiro responsável o professor da USP, Roberto Barbato, considerado referência na área de estruturas.

Fotos: Arquivo/Prefeitura

 

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mulher se entrega após invasão à igreja em Arapongas

No Paraná, mais de 57 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19

CMTU vai renovar contratos com empresas do transporte coletivo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais