A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Região  ›  Apesar da proibição por lei, instituições financeiras continuam ofertando empréstimos por telefone

Apesar da proibição por lei, instituições financeiras continuam ofertando empréstimos por telefone

Publicado em: 9 set 2020

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Desde o dia 29 de julho as instituições financeiras estão proibidas de ofertar e celebrar contrato de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas através de ligação telefônica. A proibição foi instituída pela lei estadual 20.276/2020. No entanto, apesar de proibida, as ligações continuam sendo feitas. O coordenador do Procon de Rolândia, Sérgio Masson, lembra que há multa para as instituições que descumprem a lei.

Caso haja descumprimento por parte das empresas, elas estão sujeitas ao pagamento de multa no valor de 200 UPF/PR (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), sem prejuízo de também serem consideradas outras práticas qualificadas como abusivas pelos órgãos de defesa do consumidor. Caso haja reincidência, o valor da multa pode chegar a 2.000 UPF/PR. O valor da UPF no mês de agosto é de R$ 106,22.

A lei estabelece que a contratação de empréstimo por telefone só poderá ser realizada caso o pedido ocorra a partir de uma solicitação dos aposentados e pensionistas. E nesse caso, as instituições financeiras deverão enviar as condições do contrato por e-mail, e em caso de impossibilidade, por via postal ou outro meio físico que possibilite o correto acompanhamento dos termos do contrato.

A contratação também passa a exigir a assinatura de contrato com apresentação de documento de identidade, não sendo aceita autorização dada por telefone e nem a gravação de voz reconhecida como meio de prova de ocorrência.

As empresas que oferecem esse tipo de serviço podem disponibilizar ao cliente um canal telefônico para que o serviço seja contratado, caso seja esse o desejo do cliente, mas deverá apresentar e cumprir todas as condições de contratação exigidas pela lei.

Quem precisar de orientação pode entrar em contato com o Procon Rolândia pelos telefones 3906-1028 / 3906-1009 / 3156-0564 e 3156-0132. O atendimento presencial continua suspenso devido à pandemia do coronavírus.

Daiane Valentin (com informações da Alep)

Foto ilustrativa/Pixabay

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.