O Portal do Norte do Paraná
Região

Apesar da proibição por lei, instituições financeiras continuam ofertando empréstimos por telefone

Desde o dia 29 de julho as instituições financeiras estão proibidas de ofertar e celebrar contrato de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas através de ligação telefônica. A proibição foi instituída pela lei estadual 20.276/2020. No entanto, apesar de proibida, as ligações continuam sendo feitas. O coordenador do Procon de Rolândia, Sérgio Masson, lembra que há multa para as instituições que descumprem a lei.

Caso haja descumprimento por parte das empresas, elas estão sujeitas ao pagamento de multa no valor de 200 UPF/PR (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), sem prejuízo de também serem consideradas outras práticas qualificadas como abusivas pelos órgãos de defesa do consumidor. Caso haja reincidência, o valor da multa pode chegar a 2.000 UPF/PR. O valor da UPF no mês de agosto é de R$ 106,22.

A lei estabelece que a contratação de empréstimo por telefone só poderá ser realizada caso o pedido ocorra a partir de uma solicitação dos aposentados e pensionistas. E nesse caso, as instituições financeiras deverão enviar as condições do contrato por e-mail, e em caso de impossibilidade, por via postal ou outro meio físico que possibilite o correto acompanhamento dos termos do contrato.

A contratação também passa a exigir a assinatura de contrato com apresentação de documento de identidade, não sendo aceita autorização dada por telefone e nem a gravação de voz reconhecida como meio de prova de ocorrência.

As empresas que oferecem esse tipo de serviço podem disponibilizar ao cliente um canal telefônico para que o serviço seja contratado, caso seja esse o desejo do cliente, mas deverá apresentar e cumprir todas as condições de contratação exigidas pela lei.

Quem precisar de orientação pode entrar em contato com o Procon Rolândia pelos telefones 3906-1028 / 3906-1009 / 3156-0564 e 3156-0132. O atendimento presencial continua suspenso devido à pandemia do coronavírus.

Daiane Valentin (com informações da Alep)

Foto ilustrativa/Pixabay

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

UEL suspende atividades do curso de Medicina após festa de alunos

Levantamento demonstra que mais de 98% da comunidade da UEL aderiu à vacinação

Morre aos 46 anos, o jornalista e radialista Cleber Pontes

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais