O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Anatel propõe padronizar entrada de carregadores nos celulares

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (28) uma proposta para padronizar a entrada de carregadores nos celulares.

Com base em projeto da União Europeia, a agência brasileira pretende exigir a porta USB tipo C como padrão para todos os conectores de celular e carregador no país.

A proposta de ato normativo da Anatel está em consulta pública, o que significa que ainda não está valendo. No site da agência, a minuta de ato normativo receberá contribuições da sociedade até 26 de agosto.

‘Amplamente utilizada’

De acordo com comunicado da Anatel, a entrada USB-C foi escolhida para a proposta “por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais”.

A agência também argumentou que esse tipo de porta já tem uma normatização bem estabelecida e reconhecida internacionalmente.

A entrada está presente na maioria dos telefones Android lançados nos últimos anos. Porém, o projeto europeu enfrenta resistência da Apple, que utiliza a tecnologia Lightning nos iPhones.

Além de citar os planos da União Europeia, o comunicado da Anatel também menciona uma solicitação de parlamentares dos Estados Unidos ao departamento de comércio do país para que a entrada USB-C também seja adotada como padrão.

No comunicado, a agência afirmou que a área técnica avaliou o tema e recomendou adotar uma abordagem semelhante à da Europa.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Título de eleitor pode ser feito 100% online: qual o prazo para tirar e como fazer?

Anvisa lança campanha de prevenção à infecção hospitalar

Senado aprova projeto que limita ICMS sobre combustíveis, conta de luz, comunicações e transportes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais