O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Análises da Fiocruz confirmam que variante brasileira do coronavírus predomina no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o resultado do sequenciamento genômico de mais 23 amostras do coronavírus. As análises são realizadas com o objetivo de monitorar, reconhecer e definir os grupos genéticos virais que estão circulando nas regiões. Das 23 amostras, 19 tiveram resultado genômico para a variante P.1 (brasileira).

Até o momento, são 322 amostras sequenciadas. Para as variantes de atenção, 99 apresentam resultado para P.1 (brasileira), considerada dominante no Estado; outros cinco resultados foram da B.1.1.7 (Reino Unido), além de dois casos confirmados de reinfecção, um já divulgado das linhagens B.1.1.28 e P.2 e um novo caso de reinfecção que teve uma amostra identificada com a linhagem B.1.1.28 e a segunda amostra da variante P.1.

“A análise nacional é acompanhada pelas equipes do Laboratório Central do Estado e da Vigilância Epidemiológica da Sesa, e repassadas para as 22 Regionais de Saúde, que também fazem investigações em suas áreas de abrangência”, explicou o secretário de Estado da Saúde Beto Preto.

“O sequenciamento é fundamental para conhecermos a circulação do vírus, mas para a população fica a recomendação essencial da continuidade das medidas de prevenção, como a utilização de máscara de proteção, a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool gel 70%, e evitar aglomerações”, disse o secretário.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Janeiro de 2022 já é o mês com mais casos de Covid-19 no Paraná desde o início da pandemia

A pedido de Cobra Repórter, recape da PR 170 está totalmente concluido de Rolândia e Porecatu

Com 324 novas confirmações, Paraná chega a 2.270 casos de dengue

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais