O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Ainda sem data definida, comitê analisa possibilidade de volta às aulas no Paraná

Os primeiros protocolos de retorno das atividades escolares presenciais no Paraná começaram a ser avaliados pelo Comitê de Volta às Aulas em reunião online nesta quinta-feira (9). A proposta final deve ser validada pelas autoridades sanitárias da Secretaria da Saúde no dia 28 de julho.

Neste primeiro encontro todos os integrantes do Comitê participaram da apresentação do levantamento de materiais, insumos e itens de proteção individual que serão necessários para o retorno. Na semana que vem, o grupo será dividido por setor para construir a proposta final que será apresentada nos últimos dias de julho.

O retorno das aulas ainda não tem data prevista para acontecer, mas depende da definição deste protocolo, que após aprovado pelos epidemiologistas da Secretaria da Saúde, será adotado nas escolas de todo o estado. A intenção principal do Comitê é planejar como será a volta dos jovens estudantes e profissionais da Educação para as salas de aula, de forma que, ao ser definida a data, o processo ocorra de maneira organizada.

Para Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, quando a situação do coronavírus estiver sob controle haverá tranquilidade para o retorno.

“Mesmo que não tenhamos uma data neste momento, o planejamento com antecedência vai garantir que todas as escolas, públicas e privadas, estejam fisicamente preparadas para cumprir os protocolos sanitários”, afirma Gláucio.

No início desta semana, fake news circularam pelas redes sociais com a informação de que o retorno das aulas estaria previsto para o dia 17 de agosto – a notícia foi desmentida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED).

Em entrevista à RPC ontem, o governador Carlos Massa Ratinho Junior disse que acha muito difícil que as aulas recomecem antes de setembro.

A rede estadual de ensino tem aproximadamente 1 milhão de alunos matriculados. O modelo de Educação à Distância (EaD) adotado pela SEED desde o início da pandemia tem sido alvo de críticas.

No entanto, a Secretaria defende o Aula Paraná e afirma que o modelo segue o ideal proposto pela Unesco, órgão para educação vinculado à ONU, para manter a boa qualidade de ensino no período de isolamento social do novo coronavírus.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná chega a 24.365 casos confirmados de dengue com 28 mortes

Incêndio de grandes proporções atinge depósito de borrachas em Maringá

Paraná tem pior velocidade média de conexão banda larga da região Sul e fica em 14ª no ranking nacional, diz levantamento

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais