O Portal do Norte do Paraná
Paraná

A cada ano, 300 mil animais de grande porte morrem atropelados em rodovias do Paraná

O atropelamento de dois cavalos  em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, chamou a atenção para um perigo constante nas estradas: o risco de acidentes envolvendo animais. A cada ano, pelo menos 300 mil animais de grande a médio porte são atropelados no Paraná, segundo projeção do Sistema Urubu, desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (MG).

Em todo o Brasil, 475 milhões de animais de todos os tamanhos e espécies são atropelados a cada ano, de acordo com a projeção do Sistema Urubu. A Região Sudeste é responsável por 56% das ocorrências e em seguida aparece a Região Sul, com 29%, à frente de Nordeste (9%), Centro-Oeste (5%) e Norte (1%). O Paraná só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A maior parte das vítimas de atropelamentos, 90% do total, é formada por animais de pequeno porte, como rãs, sapos, cobras, aves e pequenos roedores. Outros 9% são animais de médio porte, como macacos e cães, e apenas 1% dos atropelados são animais de grande porte, como cavalos, capivaras, preguiças e bovinos.

Alex Bager, professor da Universidade Federal de Lavras e idealizador do Sistema Urubu, explica que trabalha com a projeção e informações enviadas por meio do aplicativo Urubu Mobile. Com ele, usuários de todo o país podem enviar fotos dos animais atropelados e alimentar o banco de dados. Desde que foi criado, em 2014, o Urubu Mobile recebeu informações sobre 744 animais mortos em estradas no Paraná e 24,9 mil em todo o Brasil.

“Trabalhamos em uma ponta e os governos trabalham na outra, favorecendo a ampliação da malha viária. As estradas são boas para o desenvolvimento econômico e social, mas cada metro de estrada põe em risco a vida de pessoas e animais”, diz Bager. “Se nós não fizéssemos esse tipo de pressão, a situação estaria bem pior. Temos que fazer o máximo para proteger a vida nesse processo de desenvolvimento”.

Com informações:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

PRF lança operação Proclamação da República no Paraná

Londrina tem 12 novos casos confirmados de coronavírus e chega a 24

Trincheira da linha férrea é liberada em Rolândia

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais