A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  A cada 20 minutos, um veículo é furtado ou roubado no Paraná. Veja modelos mais visados

A cada 20 minutos, um veículo é furtado ou roubado no Paraná. Veja modelos mais visados

Publicado em: 6 fev 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

A cada 20 minutos que passa, um veículo é furtado ou roubado nalguma localidade do Paraná, em média. Segundo dados do Sistema nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), entre janeiro de 2015 e setembro do ano passado (último mês com dados disponíveis) foram registradas 149.967 situações desse tipo no estado, que nos últimos anos até conseguiu reduzir o número de ocorrências, mas segue entre as unidades da federação com mais registros.

Em 2020, por exemplo, foram registrados 12.762 casos de furto ou roubo de veículos no Paraná durante os primeiros nove meses do ano, com 47 registros por dia, aproximadamente.

Em 2019, haviam sido 21.756 casos, com uma média de 60 ocorrências diárias. Além disso, no período analisado o recorde de ocorrências foi registrado em 2016, com 32.934 (90 por dia). Na comparação com 2019, então, nota-se uma redução de 34%.

Já no levantamento por UF, o Paraná aparece em 2020 como o quinto estado com mais ocorrências. Em todo o país, foram registrados 234.895 situações de furto e roubo de veículos no ano passado (até setembro). São Paulo (72.042), Rio de Janeiro (28.823), Minas Gerais (15.656) e Rio Grande do Sul (13.661) concentram o maior número de casos.

Motocicletas e utilitários são os ‘preferidos’

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), entidade que regula o mercado de seguros privados no país, os veículos mais visados pelos criminosos no Paraná, segundo a categoria tarifária, são as motocicletas, os utilitários e as pick-ups, nessa ordem.

O Índice de Veículos Roubados (IVR), obtido pela divisão entre o número de sinistros ocorridos e o número de veículo expostos (segurados) naquela localidade, mostra ainda que modelos como Dafra, Yamaha Motos (até 450 CC), o clássico GM Chevrolet Monza, motocicletas Honda (até 450 CC) e a Dodge Ram são os veículos segurados mais furtados e roubados no estado, com índices que variam entre 1,93% e 5,52%.

Para o levantamento, foram considerados os modelos com pelo menos 100 veículos segurados, considerando a orientação da Susep de que quanto maior o número de veículos expostos, maior é a confiabilidade do Índice de Veículos Roubados (IVR).

Se em vez do IVR fosse considerado o total de furtos e roubos por modelo (em número absoluto), os principais destaques seriam motos da marca Honda (até 450 CC), Toyota Hilux, VW Volkswagen Gol 1.0, Hyundai HB20, GM Chevrolet S-10, GM Chevrolet Onix Yamaha Motos (até 450 CC), Renault Sandero e VW Volkswagen Voyage.

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.