O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Onda de calor ‘extraordinária’ com temperaturas acima de 40ºC deve atingir o Paraná

A MetSul Meteorologia e o Climatempo alertam que um episódio de calor histórico atingirá o Brasil nesta semana com temperatura acima dos 40ºC no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste do país. Segundo o comunicado do Metsul, alguns locais podem atingir 45ºC.

Segundo o instituto, o episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália.

De acordo com o Metsul, o Sul do Brasil também sofrerá os efeitos do fenômeno, especialmente o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná: “Máximas acima de 40ºC devem ser esperadas no Oeste e no Norte paranaense.

Uma corrente de jato mais uma vez potente vai transportar ar muito seco e quente da Bolívia e do Paraguai, onde as máximas podem atingir 44ºC a 46ºC com novos recordes absolutos, para o Sul do país. Junto, novamente, virá muita fumaça”.

A capital paranaense não deve ser poupada da onda de calor intenso, já que, segundo o Simepar, a previsão é de temperatura máxima de 33 graus para quarta (30) e 37 graus para quinta (1).  De acordo com o instituto paranaense, Londrina e Maringá devem bater os 41 graus na quinta e Paranaguá, no Litoral paranaense, chegará aos 39 graus no mesmo dia.

No alerta, o Metsul explica que se trata de uma gigante bolha de ar quente, uma cúpula de calor ou “heat dome” em Inglês, em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos de subsidência (descendente) na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco: “A forte estiagem com baixa disponibilidade de umidade no solo acaba agravando a situação e cria-se um mecanismo de feedback em que o tempo seco agrava o calor e o calor agrava o tempo seco, gerando ainda maior evapotranspiração”.

Emergência por fogo

A MetSul Meteorologia adverte que calor com tamanha intensidade em uma atmosfera de umidade muito baixa e ainda com um padrão de estiagem de meses em algumas áreas vai levar o risco de fogo a valores críticos e emergenciais com altíssimo número de queimadas no Centro-Oeste, no Sudeste e na parte mais ao Norte do Sul do Brasil.

Riscos à saúde

Calor em nível excepcional pode causar prejuízos à saúde e, em alguns casos, até levar à morte. Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o calor extremo causa mais mortes relacionadas ao clima no país do que qualquer outro evento meteorológico combinado. O risco de emergências relacionadas ao calor é especialmente alto para idosos, animais de estimação e pessoas com doenças crônicas, mas a exposição ao tempo excessivamente quente de forma prolongada pode aumentar a temperatura de qualquer pessoa, levando à desidratação, exaustão pelo calor ou até mesmo insolação, que pode levar à insuficiência cerebral, cardíaca ou renal, e danos aos tecidos. Sob calor extremo, em caso de necessidade de passar um tempo prolongado ao ar livre, o o ideal é o amanhecer e com a recomendação de muitas pausas, buscando uma área sombreada quando começar a se sentir superaquecido.

Como regra geral, deve ser evitado o consumo de cafeína e álcool em excesso, ambos diuréticos que desidratam ainda mais o corpo, e deve se buscar a hidratação periódica com muitos líquidos como água e sucos naturais.

O mais importante é procurar atendimento médico se estiver apresentando sintomas relacionados ao calor. Se começar a sentir náuseas, vertigens, confusão mental ou fraqueza, vá para dentro de casa imediatamente e hidrate-se. Busque um médico ou o serviço de emergência de saúde local imediatamente se os sintomas não desaparecerem depois que você voltar para dentro de casa ou se você tiver febre de 40°C ou mais depois de sair de casa.

Quase todo o País

O Metsul diz que a cidade de São Paulo enfrentará calor como poucas vezes ou talvez nunca testemunhou. As máximas previstas pela MetSul para a semana, com base na referência da estação do Mirante de Santana, são de 32ºC a 33ºC nesta segunda-feira, ao redor de 26ºC a 27ºC na terça, 35ºC a 36ºC na quarta, 37ºC a 38ºC na quinta, 38ºC a 39ºC na sexta e caindo para 24ºC ou 25ºC no sábado com chuva e risco de temporais. É crucial enfatizar que São Paulo é a maior cidade da América Latina e uma enorme ilha de calor urbano, logo em alguns bairros a temperatura deve ser ainda mais alta e não se afasta que as máximas possam bater ou superar a casa dos 40ºC, o que é por demais incomum. Com base nas temperaturas máximas que se projeta para esta semana, a MetSul acredita que o ranking das maiores máxima da cidade de São Paulo será reescrito e ainda com a possibilidade de uma nova máxima absoluta da capital paulista desde o começo dos registros no Mirante de Santana em 1943. As maiores máximas na estação do Instituto Nacional de Meteorologia são de 37,8ºC em 17/10/2014, 37,0ºC em 20/1/1999, 36,7ºC em 19/01/1999 e 21/1/1999, e 36,6ºC em 31/10/2012.

O calor será muito intenso ainda no Sul de Goiás e no Triângulo Mineiro. As máximas projetada pelo modelo norte-americano GFS chegam a 41ºC a 43ºC para o Sul goiano e a área mais ao Oeste do Triângulo. Uberlândia, que neste domingo teve 35,0ºC na estação do Inmet no campus da UFU, pode ter 37ºC nesta segunda, 37ºC a 38ºC quarta, 36ºC a 38ºC quinta, 37ºC a 38ºC na sexta, 39ºC a 41ºC no sábado, 37ºC a 39ºC no próximo domingo (4/10), 37ºC a 38ºC na segunda (5), 36ºC a 38ºC na terça (6) e 37ºC a 39ºC na terça (7). É outra cidade candidata a ter sua história climática reescrita, uma vez que a máxima histórica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, é de 37,4ºC em 1997 e 1992.

Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, pode ter 37ºC a 38ºC na quarta e ao redor de 40ºC na quinta. Máximas semelhantes são esperadas no Oeste catarinense, até isoladamente mais altas e superiores a 40ºC na quinta. No Oeste e no Norte do Paraná, máximas perto ou acima de 40ºC na segunda metade da semana, podendo atingir 41ºC a 42ºC em algumas cidades. Curitiba pode ter 35ºC a 36ºC na quinta-feira, segundo alguns dados, não se descartando marcas superiores na região metropolitana.

Fonte:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Encceja 2023: inscrição termina hoje; exame dá certificado a quem não concluiu ensino fundamental ou médio

Em uma década número de veículos com mais de 10 anos dobra no Paraná

Polícia Rodoviária registra queda de 63% no número de mortes nas estradas na operação Ano-Novo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais