O Portal do Norte do Paraná
Policial

‘Tem sentimento de repulsa em voltar para casa’, diz delegada que ouviu menino agredido em Londrina

O menino de oito anos que foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave após sofrer agressões, prestou depoimento à polícia nesta sexta-feira (13), em Londrina, no norte do Paraná. Os pais adotivos foram presos suspeitos de tentativa de homicídio e tortura.

A delegada Lívia Pini, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), disse que a criança estava sonolenta e não falava muito devido à forte dose de medicamentos.

“Tivemos uma confirmação, através dos questionamentos, de que os machucados teriam ocorrido na casa. [O menino] também menciona o papai e a mamãe. Ele já tinha falado para os profissionais do hospital que tem um sentimento de repulsa com a ideia de voltar para casa”, disse Lívia.

O depoimento foi acompanhado de uma psicóloga e de uma enfermeira. Conforme a delegada, o menino não soube informar quantas vezes e a quanto tempo ele apanhava.

“Foi juntado ao procedimento o laudo pericial que constataram todas as lesões, cicatrizes. Não foram verificadas lesões indicativas de violência sexual. A criança está sendo acompanhada no hospital pelas mães sociais”, explicou ela.

O casal reconheceu para o Conselho Tutelar e à Polícia Civil que bateu no menino. Eles disseram que deram chineladas e agrediram com varinha de plástico para ‘corrigir e disciplinar’ o garoto.

Os dois afirmaram em depoimento que o menino teve uma crise convulsiva um dia depois das agressões, e que a criança machucou a cabeça ao se debater no chão e na parede.

Na quinta-feira (12), o boletim médico apontou que a criança está estável e o quadro de saúde está evoluindo. Ele começou a se alimentar e está consciente na UTI do Hospital Evangélico da cidade.

A criança foi adotada há quase dois meses no Mato Grosso do Sul pelos suspeitos. Após ser comunicado do fato e das prisões, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul suspendeu a guarda. O Tribunal também abriu um procedimento para investigar como o processo de adoção foi realizado.

A delegada ouviu testemunhas e algumas delas relataram que ligaram para o Conselho Tutelar várias vezes contando o que estava acontecendo na casa. Porém, as denúncias não foram checadas.

“Tem relado de que a criança teria sido deixada na chuva, e vizinhos ouviram falando algo que seria como um castigo: ‘você vai ficar aí para aprender’. E [o casal] ao ver os vizinhos, colocavam a criança para dentro”, disse Lívia Pini.

A delegada afirmou que espera receber o resultado da perícia feita no celular dos pais adotivos e também um laudo complementar do Instituto Médico-Legal (IML) para saber a profundidade das agressões.

O Nucria tem até o dia 18 de dezembro para concluir o inquérito e encaminhar à Justiça.

A defesa do casal afirmou que vai entrar com um pedido liberdade provisória até sexta-feira (20). Além disso, informou que os dois estão abalados e reafirmam que estavam apenas corrigindo a criança.

Processo de adoção

O casal tem a guarda provisória da criança desde 18 de outubro de 2019. O menino é natural da cidade de Ladário (MS) e foi adotado em um abrigo em Corumbá, no mesmo estado.

O casal morava em Goiânia e se mudou para Londrina em maio deste ano. Segundo a defesa, o pai do garoto mudou para o Paraná depois de aceitar uma proposta de emprego.

O termo de guarda provisória determinava que os pais deveriam proporcionar condições essenciais à subsistência, saúde e instrução obrigatória, bem como assistência moral, material, educacional à criança nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Informações do G1 Paraná

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Casal fica ferido após acidente na zona norte de Londrina

Cobra News (User)

Homem é preso pela GM de Arapongas com armas e drogas

Suspeitos de tráfico de drogas são detidos com cocaína em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais