O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretaria de Educação do Paraná e sindicato dos professores fecham acordo para reposição de aulas após greve

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato), chegaram a um acordo nesta segunda-feira (15) sobre a reposição dos 14 dias de aulas suspensas durante a greve dos servidores estaduais.

Conforme o acordo, cada escola deve montar o próprio calendário e pode, por exemplo, marcar aulas aos sábados ou até usar parte das férias de julho para reposição.

Os diretores das escolas têm até quinta-feira (18) para apresentar o plano de reposição.

Tentativas de acordo

A categoria reivindicava o pagamento de 4,94% referente à inflação dos últimos 12 meses e a negociação dos atrasados. Conforme o comando da greve, as perdas acumuladas passam de 17%.

No dia 3 de julho, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), propôs um reajuste de 5,09%, em três parcelas, aos servidores. Porém, o reajuste proposto não agradou o funcionalismo, e a paralisação continuou.

A proposta prevê pagamento da primeira parcela, de 2%, a ser paga em janeiro de 2020. As outras duas, de 1,5%, ficariam para janeiro de 2021 e janeiro de 2022, sob a condição de serem pagas apenas se a receita líquida do estado crescer ao menos 6,5%.

Na sexta-feira (12), o governo apresentou uma nova proposta de reajuste à categoria – que foi aceita pelos servidores. A diferença para a proposta anterior é que o primeiro pagamento, de 0,5%, ocorreria em outubro deste ano e outro 1,5% em janeiro de 2020.

Na semana passada, professores ocuparam a Assembleia Legislativa do Paraná e acamparam em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

A greve começou no dia 25 de junho e durou três semanas. Com a negociação, conforme os servidores, o governo estadual informou que não haverá desconto nos salários.

Informações G1 Paraná

Foto: Roberto Cosme/RPC

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mesmo com campanha de vacinação, aumentam os casos de gripe no Paraná

Paraná tem aumento de 15% nas mortes por doenças do coração durante pandemia

Novos negócios: Paraná é o 2º do país em atividades de baixo risco dispensadas de licenças

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais