O Portal do Norte do Paraná
Política

Comissão Processante notifica prefeito de Rolândia a apresentar defesa em 10 dias

A nova Comissão Processante contra o prefeito Luiz Francisconi, do PSDB, foi aberta por sete votos a três. Dessa vez, por conta de uma investigação do Ministério Público que acusa o prefeito de irregularidades na contratação de empresas da área da saúde e por pagamentos indevidos à mulher dele, que é médica concursada do Município.

De acordo com o relator da CP, João Gaúcho, do PSC, o prazo para indicação das testemunhas de acusação acabou na última segunda-feira. Mas, o vereador Rodrigão, autor do pedido de instalação da Comissão, apontou apenas uma pessoa. O parlamentar também entregou ao relator uma cópia do inquérito do Ministério Público que investiga o prefeito e tem quatro mil páginas.

João Gaúcho diz que com a notificação, entregue nesta quarta-feira, Francisconi tem agora dez dias corridos para apresentar a defesa por escrito e indicar suas testemunhas. Quando acabar esse prazo, a Comissão tem cinco dias para emitir um parecer pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia.

O Relator da Comissão diz que, se tudo correr bem, pretende finalizar os trabalhos antes do prazo máximo de 90 dias. Se o relatório indicar o arquivamento, por falta de provas, por exemplo, o parecer precisa ser votado no plenário da Câmara. Se não for aprovado por maioria simples dos vereadores, a Comissão tem que retomar os trabalhos.

Se o parecer apontar improbidade administrativa, vai a plenário e para que o prefeito seja cassado são necessários 2/3 dos votos dos parlamentares. Como é autor da proposta, o vereador Rodrigão não pode participar da votação e terá que deixar o cargo para o suplente Paulo Sérgio de Jesus, o Ratolino.

João Gaúcho afirma que pretende se concentrar apenas nos fatos apontados na representação, apesar da polêmica que envolveu a instalação da CP, com o prefeito denunciando chantagens de alguns vereadores.

Além de João Gaúcho como relator, a CP tem ainda Eugênio Serpeloni como presidente e a vereadora Maria do Carmo como membro.

Fonte: CBN Londrina

Foto: Ascom/Prefeitura de Rolândia

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Com clima amistoso e troca de presentes, Bolsonaro e Trump se encontram na Casa Branca

Governador anuncia mais R$ 100 milhões para reformas de escolas estaduais

Cobra News (User)

Legalização do aborto volta ao debate público com julgamento no STF

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais